A IRA DO CORDEIRO

 


Após a vinda de Jesus e a assinalação dos 144 mil (Ap. 7:1-8); ao toque da primeira trombeta, iniciará o quarto período da grande tribulação. Este tempo será específico para a execução do JUÍZO DE DEUS sobre todos os pecadores na terra, através dos instrumentos da sua IRA (as pragas do Apocalipse). 
Isaías foi um dos profetas que mais falou sobre O DIA DA IRA DO CORDEIRO, denominando-o de O DIA DO SENHOR:
“Eis que O DIA DO SENHOR VEM, horrendo, COM FUROR E IRA ARDENTE, para por a terra em assolação e destruir os pecadores dela.
Porque as estrelas do céu e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos”.  Is. 13:9-11.

“Então os homens se meterão nas concavidades das rochas, e nas cavernas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e por causa da glória da sua majestade, quando Ele se levantar para assombrar a terra.” Is. 2:1.9.

“E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas a nas rochas das montanhas.
E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.
PORQUE É VINDO O GRANDE DIA DA SUA IRA; e quem poderá subsistir? Ap. 6:15-17.

NOTA: A expressão “DIA DO JUÍZO”, tem três significados principais na Bíblia:
Em primeiro lugar: Refere-se “AO JUÍZO” que haverá agora, na ocasião da 3ª vinda do Senhor, para exercer a vingança e extermínio sobre toda A CARNE do pecado.” Sl. 37:10-20.
“Porque com fogo e com sua espada entrará o Senhor EM JUÍZO COM TODA A CARNE; E os mortos do Senhor serão multiplicados”. Is 66:16.

Em segundo lugar: Refere-se “AO JUÍZO” do “TRIBUNAL DE CRISTO”, onde o próprio Cristo, será o juiz dos “VIVOS E DOS MORTOS” (2 Tm. 4:1) no último dia; abrangendo toda a humanidade: De Adão até a Batalha do Armagedom, antes do Milênio. (Mt. 25:31-46 – 2 Co. 5:10).

E em terceiro lugar: Refere-se “AO JULGAMENTO FINAL do Trono Branco, onde o próprio Deus, será o juiz de todas AS ALMAS de todos os tempos, pós milênio. Ap. 20:11-15.

QUAIS OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS  DA IRA DO CORDEIRO?

1º).A 3ª vinda de Jesus. Ap. 6:12-17.
2º).A assinalação dos 144 mil israelitas. Ap. 7:1-8.
3º).Os sete anjos tocam as sete trombetas. Ap. 8 a seguir.

ALGUNS SÍMBOLOS PREFIGURATIVOS DA IRA DO CORDEIRO

a). O dilúvio. Gn. 7:17 - Mt. 24:37-39.
b).A destruição de Sodoma e Gomorra. Gn. 19:24.
c).As dez pragas do Egito. Êx. 7:19 a seguir.
d).A queda de Jericó. Js. 6:1-26.

OS NOMES BÍBLICOS DA IRA DO CORDEIRO

a).A assolação dos ímpios. Pv. 3:25.
b).O dia do Senhor dos Exércitos. Is. 2:12.
c).O dia do Senhor. Is. 13:6.
d).O dilúvio do açoite. Is. 28:18.
e).O dia da vingança do nosso Deus. Is. 61:2.
f).A purificação do Santuário. Dn. 8:14.
g).O dia de trevas. Am. 5:20.
h).O grande dia do Senhor. Sf. 1:14.
i).A ocasião da ceifa. Mt. 13:30.
j).O grande dia da sua ira. Ap. 6:17.

O DIA DA IRA DO SENHOR SERÁ UM DIA DE 24 HORAS?

Não, a maioria dos teólogos se confundem com este tema, acreditando que o dia do Senhor será um dia de 24 horas; mas, trata-se de “UM LONGO PERÍODO” de mortandade sobre os ímpios, conforme os exemplos passado:
O DIA DO JUÍZO DE DEUS nas águas do dilúvio e a extinção dos ímpios, não foi feita em um único dia de 24 horas; mas, em QUARENTA DIAS.
“E esteve o dilúvio QUARENTA DIAS SOBRE A TERRA, e cresceram as águas, e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo réptil que se rola sobre a terra; e todo homem.” Gn. 7:17 e 21.

Da mesma forma também, OS JUÍZOS DE DEUS na destruição dos egípcios, não aconteceu num único dia, e nem numa única praga; mas ao longo muitos dias, e de mais nove pragas (Êx. 7:19 a seguir).
A tomada de Jericó, não ocorreu no mesmo dia, e nem na primeira trombeta; mas ao longo de mais seis dias, ao toque de mais seis trombetas, (Js. 6:1-27), etc...

A DURAÇÃO DA IRA DO CORDEIRO

O Apóstolo João,  registrou no Apocalipse “sete trombetas”, as quais não somente se relacionam “ÀS PRAGAS”, mas também “AO TEMPO” de duração de cada uma. Somente “A QUINTA TROMBETA” terá um tempo literal de “CINCO MESES” de duração.
“E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por CINCO MESES os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.” Ap. 9:5.

Daniel registrou tanto “O TEMPO” do JUÍZO DE DEUS na ira do Cordeiro, (duas mil e trezentas tardes e manhãs); quanto “O MODO” ou objetivo a ser alcançado por ela: (A purificação do Santuário - de toda a terra).
E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e O SANTUÁRIO SERÁ PURIFICADO.” Dn. 8:14.

Estas 2.300 tardes e manhãs representam “SEIS ANOS, TRÊS MESES E VINTE DIAS” literais de “IRA DO CORDEIRO” sobre o mundo. Uma vez que acontecerá sobre toda a terra, e para a geração do “último tempo da ira” (Dn. 8:19); esse tempo também, será computado pelo nosso calendário atual; iniciando na 3ª  vinda de Jesus, e terminando na sua 5ª vinda, Na Batalha do Armagedom.
“Desde que comece a passar, vos arrebatará, porque TODAS AS MANHÃS PASSARÁ, E TODOS OS DIAS E TODAS AS NOITES: E será que somente o ouvir tal notícia causará grande turbação.
Porque o Senhor se levantará como no monte de Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato.” Is. 28:19-21.

POR QUE DEUS PERMITIRÁ QUE SEU POVO PERMANEÇA NO MUNDO NO PERÍODO DA SUA IRA?

Para o cumprimento de no mínimo, três quesitos proféticos principais:
1).Para cumprimento da Sua Palavra no livramento prometido ao seu povo dentro da ira do Cordeiro
Na passagem DAS 10 PRAGAS NO EGITO, Deus fez (PRIMEIRA VEZ) DIFERENÇA entre os egípcios e os israelitas.
“Mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que O SENHOR FEZ DIFERENÇA ENTRE OS EGÍPCIOS E OS ISRAELITAS.” Êx. 11:7.

Seguindo esta prefiguração agora de abrangência mundial, no meio das pragas das sete trombetas, Deus mostrará “OUTRA VEZ” A DIFERENÇA entre o justo e o ímpio, pelo seu GRANDE LIVRAMENTO.
“E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, naquele dia que farei serão para mim particular tesouro; POUPÁ-LOS-EI, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então vereis (OUTRA VEZ) A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO;
entre o que serve a Deus, e o que o não serve”. Ml. 3:17 e 18.

“Buscai ao Senhor vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura SEREIS ESCONDIDOS NO DIA DA IRA DO SENHOR.” Sf. 2:3.

“Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, MAS TU NÃO SERÁS ATINGIDO. Sl. 91:5 e 7.

“Porque Deus NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 Ts. 5:9.

NOTA: Os teólogos pré-tribulacionistas em defesa de sua teoria, têm mudado a consistência  deste versículo, acrescentando nele sua interpretação: (A Igreja não estará no mundo, no período da ira).
Mais, uma vez vemos a falta de sinceridade deste grupo, pois o verso em si, é bastante claro, e afirma: ”A igreja não foi destinada para a ira”.  
No entanto, não está dizendo nem uma coisa e nem outra; se ela será livrada antes da ira ou dentro da ira.
Em defesa da verdade aqui apresentada, temos mostrado muitos outros versículos que trata do mesmo assunto “diretamente”, provando que a Igreja estará no mundo até a Sétima trombeta; sem no entanto precisar manobrar versículos “indefinidos” para dar sustentação, a nossa interpretação. 

2). Para que seu povo seja testemunha dos fatos, daquela época
Assim como a Igreja, sempre foi testemunha na obra de Deus, desde princípio até hoje, assim também Ela (gentios/israelitas) continuará com a mesma missão, testemunhando os acontecimentos do final dos séculos.
“ VÓS SOIS AS MINHAS TESTEMUNHAS diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi...” Is. 43:10a, At. 1:8.

“O justo se alegrará quando vir a vingança; LAVARÁ SEUS PÉS NO SANGUE DO ÍMPIO.” Sl. 58:10.

“ Somente com teus olhos OLHARÁS, E VERÁS a recompensa dos ímpios.”  Sl. 91:8.

3).Para que haja temor de Deus diante do povo, pela manifestação das maravilhas
“E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos Egípcios; E TEMEU O POVO AO SENHOR, e creram no Senhor e em Moisés, seu servo.” Êx. 14:31.

NOTA: Neste quarto período da grande tribulação, o Senhor colocou “o arrebatamento da igreja”, como um divisor das pragas, entre: As sete trombetas e as sete taças da ira de Deus. Ap. 15 a seguir.

OS SETE ANJOS E AS SETE TROMBETAS DAS PRAGAS

O 1º ANJO TOCOU A SUA TROMBETA. Ap. 8:7.
“Foi queimada a terça parte das árvores e toda a erva verde.”

O 2º ANJO TOCOU A SUA TROMBETA. Ap. 8:8 -9.
“Foi lançado um grande monte ardendo no mar, a terça parte do mar tornou-se em sangue, morreu a terça parte das criaturas do mar e a terça parte das naus foram destruídas”.

O 3º ANJO TOCOU A SUA TROMBETA. Ap. 8:10 -11.
“Caiu do céu uma grande estrela chamada absinto, e caiu nos rios e nas fontes das águas e elas se tornaram amargas e morreram muitos homens por causa disto.

O 4º ANJO TOCOU A SUA TROMBETA. Ap. 8:12.
“Foi  ferida a terça parte do sol, da lua, das estrelas, escurecendo a terça parte deles.“

O 5º ANJO TOCOU A SUA TROMBETA. Ap. 9:1 -12. “O 1º AI.”
“Foi aberto o poço do abismo, fez-se uma grande fumaça que escureceu o sol e o ar; saíram gafanhotos com poder que tem os escorpiões da terra.
Foi dada a ordem para que não fizessem dano a erva da Terra, mas somente aos homens que não tem a marca de Deus; não lhes foi permitido que os matassem, mas que os atormentassem por cinco meses. Neste tempo a morte fugirá deles. “

O 6º ANJO TOCOU A SUA TROMBETA. Ap. 9:13 -21. o 2º AI.
“Serão soltos os quatro anjos que estão presos junto ao rio Eufrates, e ouvi o número deles, duzentos milhões; eles matarão a terça parte dos homens.”

A VOZ DOS SETE TROVÕES: Ap. 10:3 - 4
Embora João tenha ouvido a voz dos sete trovões, não lhe foi permitido escrever o que eles falaram. Esse é um mistério selado, que será revelado no tempo e modo determinado por Deus.

AS DUAS TESTEMUNHAS: AS ESPECULAÇÕES SOBRE ELAS
Há muitas interpretações errôneas sobre as duas testemunhas. Alguns estudiosos acreditam que elas serão Moisés e Elias, que voltarão a terra; um representando a lei e outro os profetas. Já outros afirmam, que representam o Antigo e o Novo testamento etc.
Mas, a revelação bíblica nos mostra, que trata de duas personalidades distintas, chamadas de “duas oliveiras, dois profetas” (Zc. 4:11-14); que terão poder para ferir a terra com toda a sorte de pragas, quantas vezes quiserem. E se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará seus inimigos.
Essas duas testemunhas profetizarão em Jerusalém, por um período de 1.260 dias literais. Esse tempo, está incluído na contagem das 2.300 tardes e manhãs do tempo do fim. Quando acabar o tempo de sua profecia, a besta que subirá do abismo  (o anticristo), os matará.  Seus corpos ficarão expostos na praça da grande cidade (Jerusalém), por três dias e meio. Os homens de todas as nações se alegrarão e trocarão presentes entre si, porque estes dois profetas os tinham atormentados, com suas pragas.
Passados os três dias e meio, eles ressuscitarão e seus inimigos ouvirão uma grande voz do céu, dizendo: “Subi cá e os verão subindo;” naquela mesma hora haverá um grande terremoto, o qual matará sete mil homens, e os demais darão glória ao Deus do céu.

O tempo da manifestação das duas testemunhas, parte do “2º ai”
O Apocalipse nos esclarece esse mistério. As duas testemunhas manifestar-se-ão no período do Sétimo Selo, após a vinda do Senhor, no sexto selo, após o toque das cinco primeiras trombetas, já a partir os primeiros acontecimentos da 6ª Trombeta (Ap. 9:13-19), com suas pragas sobre o mundo. Por um tempo de 1.260 dias, perfazendo assim a parte final do “2º AI” do Apocalipse (Ap. 11:3-14).

O 7º ANJO TOCA A SUA TROMBETA (Ap. 1:15-19).
Os reinos do mundo serão de Deus e de seu Cristo:
“E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.  Ap. 11:15.

Jaime e Júlio.

Ao fazer seu comentário favor se identificar; comentários anónimos serão deletados.


4 comentários:

  1. MAIS QUEM SÃO ESSA DUAS TESTEMUNHAS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Evangelho não fornece maiores detalhes sobre os perfis das duas Testemunhas (genealogias) senão que, serão “duas oliveiras, dois profetas” (Zc. 4:11-14), com características humanas judaicas, pois profetizarão 1.260 dias para os Judeus em Jerusalém. Mais à frente, elas provarão também da morte. Portanto, fiquemos com a Palavra de Deus, "EM PARTE REVELADA" (1 Cor. 13:9); o que passar disso, é pura especulação de homens.

      Excluir
    2. os livros do profeta Daniel e o livro de Apocalipse escrito pelo Apóstolo João esse livros estavam ocultos selados e bloqueados mas agora esses livros nos últimos dias da humanidade estão profetizando agredindo a besta o falso profeta é o anticristo esses livros irão profetizar durante 1260 dias equivale a 3 anos e meio O Profeta Daniel e o apóstolo João são as duas testemunhas do Apocalipse para mais informações procure @hildo paixão

      Excluir
    3. J&J: Amigo Unknown, v. cstá mais por fora que asa de caneca! Nenhum livro profetizou, e nem jamais irá profetizar nos 3.5 ou em todo os 7 anos da última semana de Daniel; isto é mais outra heresia interpretativa oriunda de alguma seita. Quem sempre teve a Missão de profetizar até o fim dos primeiros 3.5 anos da 1ª besta (apostasia) é a Igreja (Leia Mat. 24:14). Depois da meia noite”, fechar-se-á a Porta da Graça p/ as Nações (Leia Luc. 13:25 a 28 e Mat. 25:10). Ao passo que as duas testemunhas, somente profetizarão para os israelitas em Jerusalém, onde o Senhor foi crucificado(Leia Apoc. 11:8).

      Outra coisa: Os 1.260 dias profetizados pelas duas testemunhas, não tem nada a ver com os primeiros 3.5 anos da 1ª besta, ou com os 1.290 dias do anticristo; as teologias em geral que não dominam "O TEMPO" das profecias, imaginam erroneamente que estes 3.5 anos, são os mesmos 3.5 anos da primeira metade da última semana. Porém, esses dois seres malignos da última semana, pertencem ao tempo do 3º e do 4º Selo; os cavaleiros do cavalo preto e o do cavalo amarelo (Apoc. 6:5 a 8). Já o tempo das duas testemunhas está muito à frente, depois da Vinda de Jesus no 6º Selo (confira Apoc. 6:12 a 17 = Mat. 24:29-30) no tempo do 7º Selo, as trombetas das pragas (veja que as duas testemunhas, somente profetizarão nos dias da 6ª trombeta das pragas Apoc. (9:13). Diferença de navio prá canoa, que só esses teologandos de conhecimento “curtin” não enxergaram ainda!
      -------------------------

      Unknown: O Profeta Daniel e o apóstolo João são as duas testemunhas do Apocalipse para mais informações procure @hildo paixão

      J&J: Errado novamente! Os personagens das duas testemunhas, a exemplo dos 144 mil israelitas, também pertencerão a última geração do povo de Deus, antes do arrebatamento da Igreja. Jesus, foi bastante claro:
      “...não passará esta geração sem que TODAS ESTAS COISAS (idem as duas testemunhas) A CONTEÇAM”. Mat. 24:34.

      Excluir