FECHAMENTO PORTA DA GRAÇA

Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

    O fechamento da porta da Graça é um dos temas escatológicos pouco explorado pelas teologias contemporâneas, ou por falta de revelação bíblica ou por conflitar com seus muitos ensinos errôneos. Pela infinita misericórdia do Senhor, vamos discorrer o assunto para exortação, edificação e consolação da Sua Igreja espiritual.

“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
Quando o pai de família SE LEVANTAR E CERRAR A PORTA, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois”. Luc. 13:24-25

-O fechamento da Porta da Graça, prefigurado pela primeira vez, nos dias anteriores ao Diluvio:


"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem". Mat. 24:37.

-O fechamento da Porta da Graça, prefigurado no Egito, antes da passagem do anjo da morte:


1 Coríntios 10
11  "Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos".

-O fechamento da Porta da Graça, há ser cumprido sobre os gentios (não salvos) no Evangelho:
    Depois do primeiro período da Grande Tribulação - o princípio de dores (Mat. 24:7-8), ao final do segundo período - os 42 meses da 1ª besta (Apoc. 13:1 a 10), ou metade da última semana de Daniel, quando o Evangelho do reino, finalmente for pregado a toda a criatura...
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações...Mat. 24:14.

    Após se completar O NÚMERO PLENO DOS GENTIOS SALVOS, o Espírito Santo será tirado do “meio dos gentios que rejeitaram a salvação” no tempo aceitável. (2Tes. 2:7).
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, ATÉ QUE A PLENITUDE DOS GENTIOS HAJA ENTRADO”. Rm. 11:25

    Então, como aconteceu nos dias de Noé, antes do Dilúvio (Gen. 7:9,10 e 16), o Senhor fechará a porta da Graça, a oportunidade de salvação para as nações, conforme está escrito: "...E ENTÃO VIRÁ O FIM”. Mt. 24:14 


    O fim referido por Jesus, não é o fim do mundo como as teologias interpretam, pois haverão outros períodos tribulacionais e o Milênio à frente. Jesus estava se referindo ao fim da Graça, o fim da pregação do Evangelho p/ os gentios incrédulos, e com ele o cessar do sacrifício da oferta de manjares pelo Anticristo no seu período a seguir (Mt. 24:15).

Nota: A partir do Pentecostes o Espírito Santo que uma vez "FOI DERRAMADO SOBRE TODA CARNE PARA A SALVAÇÃO" (Atos 2:17), não sairá do mundo conforme ensinam erroneamente a teologia Pré-tribulacionista; mas se retirará "DO MEIO" da outra parte dos gentios que rejeitaram a salvação. Entretanto, permanecerá "NO MEIO" da Igreja para sempre. Neste mundo até o último dia, até a conversão do último israelita eleito pela Graça.

Entendendo a importância da reserva do azeite:
Por falta de conhecimento, as cinco virgens néscias somente se prepararam com azeite nas suas lâmpadas, para passar "AS DUAS PRIMEIRAS VIGÍLIAS DA NOITE". Ou seja: Seus mestres  lhes ensinaram que a vinda do esposo aconteceria até a meia noite. Com isso, elas esqueceram que somente o azeite nas suas lâmpadas, não seria suficiente para atravessar toda a noite; pois ela era formada de "QUATRO VIGÍLIAS COM 3h. CADA".
Por sua vez, as cinco virgens prudentes, além de levar azeite em suas lãmpadas; levaram também as vasilhas com azeite de reserva, para o caso do esposo "TARDAR"; e elas ter que enfrentar as trevas da noite, mais "DUAS VIGÍLIAS À FRENTE", como aconteceu!


    Portanto, a partir do fechamento da porta da Graça, manifestar-se-á o Anticristo, as Igrejas serão queimadas (Sal. 74:7-8), as Bíblias serão exterminadas da face da terra (Dn. 7:25), a pregação da Palavra de Deus será proibida (Am. 5:13), Israel sofrerá a maior perseguição de todos os tempos (Luc. 20:20 a 24), “a angústia de Jacó” (Jer. 30:7), o inferno subirá literalmente para a terra, as trevas espirituais pairarão sobre o mundo, conforme disseram Isaías e Jesus Cristo:

“Porque EIS QUE AS TREVAS COBRIRAM A TERRA, E A ESCURIDÃO OS POVOS; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”. Isa. 60:2.

“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; A NOITE VEM, quando ninguém pode trabalhar”. Joa 9:4.



    Com o fechamento da porta da Graça, sem o Espírito Santo exortando, edificando e consolando as nações, a anarquia, o pavor e a angústia tomará conta, tanto dos pecadores que rejeitaram antes a pregação do Evangelho, quanto os (cristãos) que não permaneceram fieis (os ímpios) até a meia noite tribulacional; os que receberam o sinal da 1ª Besta.

    O profeta Amós e Jesus retrataram a dura realidade dos pecadores e os ímpios que viverem naquela época: Correrão de mar a mar, e não a acharão a Palavra do Senhor para se salvarem..
Am. 8:
11 Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.
12 E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; CORRERÃO POR TODA A PARTE, BUSCANDO A PALAVRA DO SENHOR, MAS NÃO A ACHARÃO

Mateus 25:
6  "Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7  Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8  E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9  Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10  E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11  E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12  E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço".

    Neste tempo, quem adquiriu o azeite puro antes (não será arrebatado ainda), como ensinam à grosso modo, as teologias Pré e Meso-tribulacionistas, mas será levado ao deserto onde será alimentado por 1.260 dias, longe da vista do Anticristo (Apoc. 12:6 e 14), até à vinda de Jesus. Depois de sua vinda, o Senhor conservará ainda a sua Igreja no mundo para que, Ela seja testemunha (Sal. 58:10 e o 91:8), da destruição "PRIMEIRO DO JOIO", conforme (Mat. 13:30, 39, 40,41 41 e 49) que acontecerá através das seis pragas das seis trombetas dos anjos (Apoc. 8).

-Após a vinda de Jesus, no período da Ira do Cordeiro, a Igreja sairá do deserto para continuar sua missão; agora, alimentar com O TRIGO ESPIRITUAL, OS ISRAELITAS.
Tal como (o israelita) José alimentou (os gentios) egípcios na grande seca do Egito; de forma inversa (em espelho), naqueles dias, a Igreja gentia é quem terá a missão de alimentar “OS REMANESCENTES ISRAELITAS” com “O TRIGO” (pregação do Evangelho), nos dias do quarto período - o da Ira do Cordeiro,  até a conversão final dos eleitos de Israel no último dia, ante a última ou Sétima trombeta; completando assim,  o número total da “IGREJA PLENA”; formada em todas as gerações (Apoc. 7:9); composta de todos os povos: Israelitas e gentios,  “maduros” para o momento do arrebatamento (Apoc. 11:15 - 14:14-15).

“Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. Heb. 11:40
  
“Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. Apoc. 22:11-12.

Jaime e Júlio



31 comentários:

  1. Maravilhoso estudo muito obrigada, Deus abençoe grandemente
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmã Marta!

      Jaime e Júlio

      Excluir
    2. MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS...O TEMPO SE APROXIMA... OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS 😍💖🥰🙏

      Excluir
    3. Muito bom este estudo gostei muito que Deus abencoe

      Excluir
  2. Parabéns: excelente estudo, muito edificante, passarei à pesquisar mais esta pagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fechamento da porta da graça pode aconteceŕ a qualquer momento para muitos na morte por isso que devemos está atento vigiando e em comunhão clm Desus porque porque não que pode acontecer

      Excluir
  3. Acredita que já ocorreu o fechamento?

    ResponderExcluir
  4. Não! O Fechamento da Porta da Graça, ou o encerramento do tempo aceitável - o dia da salvação p/ os gentios, ainda não aconteceu! Este evento é dependente de dois quesitos escatológicos:
    1-O Princípio de dores.
    2- E a manifestação mundial da 1 besta. Leia Mateus 24: do v. 7 ao 14, que vc. entenderá, que nada disso aconteceu ainda pois é parte da futura Grande tribulação. Ou será que cv. pode nos mostrar na história, que já ouve 'um tempo de aflição, tal qual, nunca houve e nem a de haver" (Mat. 24:22); ou seja: Uma Grande tribulação de cunho mundial, que já aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Jaime, olha só amigo vc é q tem q lê com mas atenção, leia o capítulo de mt 24 todo, pq essa profecia de Jesus era pra aquela geração, ou o próprio Jesus mentiu, quando ele disse... Q não passará esse geração sem que tudo isso aconteça. Então meu reverendo essa passagem é uma escatologia consumada. Tenha um melhor dia.

      Excluir
    2. esta geração não se refere aquela, mas, a esta, esta qual? resposta, a geração que estaria vivendo os acontecimentos do qual Jesus se referia, ou seja a atual e ou a mais proxima de nós, e uma obs: entendemos que geração para nós é de 100 anos, mas para Jesus pode ser menos que isso, muito menos, outro sim, acredito insistentemente que a igreja não passara por uma tribulação biblica como a que Jesus se refriu, pois existem inumeras passagens que atesta isso, não esqueçamos que igreja é uma coisa, mas dentro da igreja existe uma noiva, e noiva é protegida.

      outra coisa, eu não sou anonimo, meu nome é Evaristo Xavier e me indentifico pois sou parte da noiva de Cristo.

      Excluir
    3. Evaristo: esta geração não se refere aquela, mas, a esta, esta qual? resposta, a geração que estaria vivendo os acontecimentos do qual Jesus se referia, ou seja a atual e ou a mais proxima de nós...

      Jaime e Júlio: É evidente que a resposta de Jesus à pergunta de seus discípulos era acerca da geração dos últimos dias da Igreja (Mat. 24:3). Aliás, onde no nosso estudo, em algum momento dissemos que a mensagem de Mateus 24:34 trata da geração da época de Jesus? Amigo não pertencemos a nenhuma Teologia Preterista!

      Evaristo: E uma obs: entendemos que geração para nós é de 100 anos, mas para Jesus pode ser menos que isso...

      Jaime e Júlio: Bom, Escritura fala do tempo do homem e do tempo de Deus. Porém, se o amigo não sabe discernir uam coisa da outra, é melhor falar de outro assunto, menos da Bíblia.
      Na passagem de Mateus 24:34, Jesus relaciona a sua mensagem, não no tempo de Deus, mas, NO TEMPO, NA GERAÇÃO DO HOMEM.

      Outra coisa: Desculpe-me, mas para o amigo ser edificado ou edificar alguém vc. deveria responder as questões bíblicas com passagens bíblicas; e não através do que vc. Pensa, acha ou entende. Pra sua informação, a única geração de 100 anos contida na Bíblia estava baseada na “quarta geração de Abrão” (Gênesis 15:13 a 16). Porém, de José em diante, a geração do povo de Deus passou a ser contada de 40 anos. Vejamos o contexto bíblico disso:

      Primeiro exemplo: José no Egíto.
      “José, pois, habitou no Egíto, ele e a casa de seu pai; viveu José CENTO E DEZ ANOS.
      E viu José os filhos de Efraim, da TERCEIRA GERAÇÃO; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José”. Gen. 50:22-23.

      Se a geração de Josá fosse contada no mesmo patamar da de Abraão (100 anos), José teria que ter vivido mais de 300 anos, e jamais 110 anos. Porém, como a Escritura e a matemática não se contradizem, não é dificil ver que José viveu dentro de “TRÊS GERAÇÕES”, baseado é claro, numa geração de 40X3 dá 120 anos.

      Segundo exemplo: Os dias de Jó.
      “E, depois disso, viveu Jó CENTO E QUARENTA ANOS; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até À QUARTA GERAÇÃO”. Jó 42:16.
      Aqui vemos a mesma situação. Se uma geração bíblica para nós fosse de 100 anos, como colocou erroneamente o Sr. Evaristo, então as quatro gerações da vida de Jó, também teria que representar 400 anos, e jamais 140 anos. Vemos que ele viveu dentro de 160 anos, que coresponde a 4 gerações de 40 anos. Simples assim, para quem respeita e não vitupera as Escrituras!

      Evaristo: Acredito insistentemente que a igreja não passara por uma tribulação biblica como a que Jesus se refriu, pois existem inumeras passagens que atesta isso, não esqueçamos que igreja é uma coisa, mas dentro da igreja existe uma noiva, e noiva é protegida.

      Jaime E Júlio: Outra colocação infeliz tua, vc. Para mim não interessa no que vc. Acredita ou não; o que interessa é a exposição das Escrituras, amigo. Pois não foste capaz de mostrar nenhum versículo seguido do seu contexto, que a Igreja não passará pela Grande tribulação (???).

      Evaristo: Outra coisa, eu não sou anonimo, meu nome é Evaristo Xavier e me indentifico pois sou parte da noiva de Cristo.

      Jaime e Júlio: A questão do leitor se identificar é condição determinada pelos Administradores de nossos Blogs. Quem é educado se identifica facilmente; quem não, paciência.
      Quanto a vc. se julgar já ser noiva de Cristo, é muita pretensão do tua; a menos que vc. Seja mais santo que o apóstolo Paulo, que ainda não se julgava estar já salvo (Fil. 3:11 a 14).

      Excluir
    4. Obrigda Jaime Júlio, Deus te abençoe abundantemente, ficou clara a sua explicação, eu também acredito que a igreja passará sim de grande tribulação, muitos distorcem a palavra de Deus,dizem que o arrebatamento vai acontecer antes da vinda de Jesus, isso é mentira, o arrebatamento irá acontecer quando o Senhor Jesus voltar da segunda vez para buscar a sua igreja pura aquela que guarda o seu testemunho que é sua Lei, a mulher virgem, toda Lei e nao existe nenhuma excepção da Lei.

      Excluir
  5. Paz meu irmão, creio que a grande desolação está próxima, minha dúvida é na sua visão o arrebatamento será depois dessa grande desolação, pelo que eu entendi?
    Obrigado.
    Obs. Cristo na sua imensa misericórdia tem revelado coisas tremenda, se alguém ler esse comentário, que o Espírito Santo toque o coração e se santifique pra poder receber tbm esses avisos do alto.
    Como diz Jeremias 33.3 "clame a mim e responder-te-ei, anunciar te ei coisas grandes e ocultas que não sabes".
    É muito sério às coisas do Pai, se sacrifique que possamos estar preparados pra oque vier pela frente. Unidos venceremos em Cristo Jesus. Amém.
    Ele vira a terra e fará uma limpeza, daqui poucos anos. Quero detalhar todo o meu testemunho e postar onde puder pra poder alcançar o maior número de pessoas, pretendo postar como anônimo. Pois toda a honra e glória seja data a Deus. Peço orações que Deus nos ilumine e nos de sabedoria do alto. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, irmão, anónimo!
      O arrebatamento, segundo a Escritura e no tempo d'Ela, se dará depois de alguns eventos escatológicos: Depois da Vinda de Jesus (Apoc. 6:12 a 17 e Mat. 24:29-30); depois das seis trombetas das pragas (Apoc. 8); ANTE (nos dias) da Sétima e última trombeta do anjo (Apoc. 10:7) e (1Cor. 15:51-52 e 1Tes, 4:16-17). Depois disso, a assolação da terra continuará através das sete taças da Ira de Deus, até o final da Gr. tribulação; a Batalha do Armagedom em Megido (Apoc. 19:11 a 21).

      Abraços,
      Jaime D. da Silva

      Excluir
    2. De acordo com o expoto, em qual tempo estamos vivendo hoje? Próximo da terceira guerra mundial que antecede a primeira besta? Já na grande tribulação?

      Excluir
    3. Estamos vivendo hoje, no limiar do Princípio de dores, a terceira guerra mundial. Mais especificamente, entre 9,5 a 10 anos antes dela (2.029 a 30).

      Excluir
  6. Maravilhoso estudo, compativel com a minha visão mas ainda acrescentou muito mais. Amado só não consegui encontrar fundamento bíblico para a parte que diz que depois da volta de Cristo a igreja continuará na terra como testemunha. Por favor poderia explicar melhor? No meu entender Cristo volta 1) para arrebatar a igreja e 2) com a igreja para o Reino milenar. Agradeço muito suas contribuições nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Unknown, a ideia que na vinda de Jesus, o seu o primeiro objetivo será o arrebatamento; é uma verdadeira heresia. Se vc. ler os Salmos, Isaías (66:16), Habacuque, Sofonias, Judas 14-15 e o Apocalipse de João (6:12 a 17); verá que O OBJETIVO DA VINDA DE JESUS, SERÁ PARA O DIA DA SUA IRA, OU O DIA DA VINGANÇA CONTRA TODA A CARNE DO PECADO; e não para o arrebatamento da Igreja ainda. As teologias em sua falta de conhecimento, é que ensinaram errado o povo cristão, que na vinda, Jesus arrebata imediatamente e Igreja. Entretanto, existe uma ordem há ser seguida, chamada A ORDEM DOS SETE SELOS.
      Note que em Apocalipse, João apresenta a vinda do Senhor, NO SEXTO SELO (6:12 A 17). Nestes versos relacionado com a vinda de Jesus, João nem menciona arrebatamento ainda; senão, muito tempo depois, já no SÉTIMO SELO, ante a Sétima TROMBETA DO ANJO (Apoc. 10:7 - 14:14-15).

      Somente se percebe isso, quem obedece tanto O MODO quanto O TEMPO DO ARREBATAMENTO (Ecl. 8:6).

      Já os estudiosos em geral, ensinam o arrebatamento baseado apenas no MODO DELE, se esquecendo em que tempo, ele ocorrerá; entendeu?

      Excluir
  7. Parabéns pela explicação Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,pq João estava dizendo que só vamos poder comprar ou vender quem tiver o número da besta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Porque o período da besta, a partir da metade da última semana que será implantado o sinal será o tempo de controle total do Anticristo; e como disse Daniel o tempo e o domínio do iníquo será diferente de tudo já visto no mundo.

      "Disse assim: O quarto animal será o quarto reino da terra, o qual SERÁ DIFERENTE DE TODOS OS REINOS; devorará toda a terra, e a pisarás aos pés,e a fará em pedaços". Dan. 7:23.

      Jaime e Júlio.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  9. Eu gostei do estudo,mas não concluiu a minha pesquisa
    Deus abençoe vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, continue procurando a escatologia, segundo a sua interpretação. Porém, se vc. tiver que atravessar a Gr. tribulação; seja um cristão sincero e fiel a sua interpretação, até o fim. Só Só lhe peço por favor, corra atrás dos seus mestres; e não nos pergunte nada sobre escatologia!

      Jaime e júlio.

      Excluir
  10. Graças a Deus encontrei alguém que fale a verdade,que não é mais um que engana as pessoas com falácia.Vejo pastores dizendo que a igreja será arrebatada antes da grande tribulação, Senhor 🤦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco, Val.

      É para alcançar pessoas como vc. que enxerga a verdade, que nossos sete blogs foram feitos meu irmão.
      Pois, o que vemos durante séculos na área escatológica das Teologias, não passam de um besterol puro.

      Deus o abençoe!
      jaime e Júlio

      Excluir