O ARREBATAMENTO



Por Jaime D. Silva e Júlio C. Albach

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

O arrebatamento da igreja é sem dúvida um dos mais apaixonantes temas das Escrituras, levando a cada intérprete dele, às mais variadas conclusões. Em nossos dias, existem milhares de livros, cds, vídeos no mercado que trata do assunto; cada um com uma tese de arrebatamento diferente. Isto demonstra que, se fosse para o Senhor realizar o arrebatamento seguindo a interpretação e o tempo de cada pregador, teríamos vários arrebatamentos em tempos diferentes. No entanto Deus, não é Deus de confusão, deixou para a sua Igreja somente “UMA ÚNICA ESPERANÇA”.
“...Como também fostes chamados em UMA SÓ ESPERANÇA da vossa vocação.” Ef. 4:4b.

Portanto, para que o amigo leitor creia nessa “ÚNICA ESPERANÇA BÍBLICA”, explicaremos o arrebatamento sob quatro temas distintos, apresentados de quatro maneiras diferentes; todas fundamentadas no A.T. e no N.T. Anunciando o tempo verdadeiro do arrebatamento:

TEMAS:
-A IGREJA.
-A CEIFA
-AS TROMBETAS
-A RESSURREIÇÃO



 IGREJA

1).QUEM É A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA?
A Igreja espiritual, o corpo de Cristo (ICor. 12:27), estava oculta no plano predestinativo de Deus, desde os tempos eternos (Rm. 8:29); passou a estar no mundo de forma prefigurativa, com a criação do primeiro homem escolhido (Adão). 
No decorrer da história bíblica, Deus escolheu Abraão como o pai dos que são da fé, e sua descendência para precursora da sua Igreja (Êx. 19:5-6).

Na plenitude dos tempos, a Igreja começou a ser manifestada pelo verdadeiro israelita, Jesus Cristo e seus doze Apóstolos (Mt.10:5-7 - 16:18-19); denominando-os de “RAMOS NATURAIS” (Rm. 11:21). 
“...Porque A SALVAÇÃO VEM DOS JUDEUS. “ Jo. 4:22b.

Do Pentecostes até ao fechamento da porta da Graça, o Senhor estendeu A GRAÇA ÀS NAÇÕES (At. 2:16-17), enxertando os gentios QUE NELE CREEM (os zambujeiros ), NA SUA BOA OLIVEIRA.
 “Porque, se tu (os gentios) foste cortado do natural ZAMBUJEIRO, e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais (os israelitas) serão enxertados na sua própria oliveira!” Rm. 11:24.                                                                     

2). DE QUE POVOS A IGREJA É COMPOSTA?
De israelitas e de gentios, que creem no Filho de Deus.
“Porque TODOS SOIS FILHOS DE DEUS PELA FÉ EM CRISTO JESUS.
Nisto não há JUDEU nem GREGO; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea, porque TODOS VÓS SOIS UM EM CRISTO JESUS.

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gl. 3:26-29.

AS MANOBRAS DOS GRUPOS: PRÉ E MID-TRIBULACIONISTAS
Esses dois grupos teológicos, com a clara intenção de favorecer sua teoria, manobram alguns textos bíblicos, para tentar separar ISRAEL DA IGREJA em dois povos diferentes, atribuindo a essa parte da Igreja gentia (a contemporânea), vários adjetivos, que a Bíblia nunca mencionou a Ela.
a). Denominam essa Igreja gentia de “RAMOS NATURAIS”; enquanto a Escritura dá essa honra, aos ISRAELITAS. (Rm. 11:24).

b). Dão a Igreja gentia, o lugar de “PRIMÍCIAS”; enquanto a Escritura dá o mesmo lugar “AOS 144 MIL ISRAELITAS”, os “RAMOS NATURAIS”. (Ap. 14:1-5).

c). Exaltam essa parte da Igreja gentia, como se Ela fosse a única noiva de Cristo; enquanto a Escritura não exclui O ISRAEL NATURAL da mesma promessa.
“...Quanto mais ESSESQUE SÃO NATURAIS SERÃO ENXERTADOS NA SUA PRÓPRIA OLIVEIRA!” Rm. 11:24.                                                              
Ainda na intenção de favorecer sua teoria, esses dois grupos ensinam também que “OS MÁRTIRES DA GR. TRIBULAÇÃO” (Ap. 7:9 – 20:4) é um povo salvo “à parte da Igreja, não sendo propriamente Igreja”(?).
No entanto, a Escritura afirma sim, que É A IGREJA, ressaltando um dos únicos atributos conferidos a Ela: REINAR COM CRISTO (Ap. 5:10). 
Pois, não existe um segundo povo salvo que REINARÁ JUNTAMENTE COM CRISTO, além da Sua Igreja. 
“...E viveram E REINARAM COM CRISTO, durante mil anos.” Ap. 20:4 e 6.

3).QUANDO A IGREJA GENTIA ESTARÁ COMPLETA?
a).Essa parte da Igreja gentia manifestada do Pentecostes em diante, somente ficará completa em QUANTIDADE, a partir do fechamento da porta da Graça, que será no final dos 3 anos e meio da 1ª besta, quando a Igreja gentia, atingir sua PLENITUDE; ou seja, quando a salvação alcançar o número total dos salvos, comprados dentre AS NAÇÕES, conforme ensinou o Apóstolo Paulo:
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que A PLENITUDE DOS GENTIOS HAJA ENTRADO”.  Rm. 11:25.

4).A IGREJA GENTIA PRECISARÁ AGUARDAR A SALVAÇÃO DO ÚLTIMO ISRAELITA ESCOLHIDO?
Sim, mesmo alcançando a sua plenitude ao final do período da 1ª besta, a Igreja gentia precisará ainda, aguardar “O TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA” e posterior “RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA”, para ser somada aos remanescentes israelitas, que se converterão até aquele tempo; e, juntamente com eles, formar “UM SÓ CORPO” (Jo. 17:22-23); “A ÚNICA IGREJA ESPIRITUAL”.

5).QUANDO A IGREJA ISRAELITA ESTARÁ COMPLETA?
A Bíblia fala de um espaço de tempo de salvação pela Graça aos israelitas (Zc. 12:10); entre a 3ª vinda de Jesus até ao arrebatamento.
Na abertura do quinto Selo, João citou um determinado “NÚMERO A SER COMPLETADO”, dos conservos e seus irmãos (os remanescentes israelitas), que também serão mortos, pelo anticristo:
“E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, ATÉ QUE TAMBÉM SE COMPLETASSE O NÚMERO DE SEUS CONSERVOS E SEUS IRMÃOS, que haviam de ser mortos como eles (a Igreja gentia) foram.” Ap. 6:11.

“E o dragão irou-se contra a mulher (Igreja); e foi fazer guerra ao resto da sua semente (os remanescentes israelitas), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Ap. 12:17.

6).QUANDO A IGREJA TOTAL ESTARÁ MADURA PARA O ARREBATAMENTO?
O trigo ou qualquer outra cultura para ser “CEIFADO”, precisa passar primeiro pelo processo do “AMADURECIMENTO” (Ap. 14:14-15). Da mesma forma também, as Escrituras determinam no mínimo “QUATRO FATORES” que farão parte do processo do amadurecimento da Igreja (o trigo) da última geração.

a).MADURA NAS PROVAÇÕES:
Nos quatro períodos da grande tribulação, o Senhor colocará a prova tanto a parte da Igreja gentia, quanto à parte israelita. (Dt. 13:3, Dn. 12:10, Jo. 16:1-4), com o objetivo de separar “O TRIGO” da casca religiosa.

Jesus, o sábio Filho do agricultor (Deus), jamais recolherá no celeiro o trigo, sem “PRIMEIRO” limpá-lo dos joios e de suas impurezas (casca).
“Em sua mão tem a pá, E LIMPARÁ A SUA EIRA, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” Mt. 3:12.

Para fugir desta realidade, a igreja cristã mercantil (a casca), nem quer ouvir falar de grande tribulação, pois suas próprias obras testificam contra ela: O comércio, o desamor, a mentira, o materialismo, as heresias, a corrupção, os adultérios, as politicagens na casa de Deus, etc...
Com estes e muitos outros frutos de injustiça, os maus líderes da última geração, se não se converterem de forma alguma escaparão de condenação.
Como parte da “LIMPEZA DA SUA EIRA”, o Senhor levantará o Anticristo na qualidade de “PASTOR” dos “MAUS PASTORES”, para comer a carne da ovelha gorda, comerá e despedaçar as suas unhas.
“Porque, eis que levantarei um pastor na terra, que não visitará as que estão perecendo, não buscará a desgarrada, e não sarará a doente, nem apascentará a sã; MAS COMERÁ A CARNE DA GORDA, E LHE DESPEDAÇARÁ AS UNHAS.” Zc. 11:16.

b).MADURA EM EXPERIÊNCIA CRISTÃ:
“Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo, DEVERAS HÁ UM DEUS QUE JULGA NA TERRA.” Sl. 58:11.

c). MADURA EM SANTIDADE:
“Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e JÁ SUA ESPOSA SE APRONTOU.

E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” Ap. 19:7-8.

d).MADURA EM “QUANTIDADE E UNIDADE”:
“NAQUELE TEMPO, diz o Senhor, serei o Deus DE TODAS AS GERAÇÕES DE ISRAEL, e eles serão O MEU POVO.” Jr. 31:1 - Rm. 11:26.

O sistema teológico pré, e meso-tribulacionistas, além de demonstrar uma falta de conhecimento profético grande, também manifesta uma grande incoerência, ao querer a todo custo que o Senhor faça uma meia sola, arrebatando somente “esta parte da Igreja gentia”, antes da gr. tribulação (ou no meio dela). Enquanto o próprio Senhor, tem esperado pacientemente, desde o principio do mundo até agora, o dia propício do “AMADURECIMENTO” da sua Seara. A formação, tanto do número pleno dos “gentios salvos”; quanto à formação do número pleno dos “remanescentes israelitas”, até ao arrebatamento. Afim de que naquele dia, “OS ESCOLHIDOS” de “TODAS AS GERAÇÕES” de “TODOS OS POVOS”, sejam “TODOS” transformados e revestidos de incorruptibilidade NO MESMO DIA E NO MESMO MOMENTO.

Pois, assim como Deus “NÃO APERFEIÇOOU” os israelitas no passado, sem os gentios eleitos; da mesma forma também, o Senhor de modo nenhum nos “APERFEIÇOARÁ” agora, sem os israelitas eleitos pela Graça.
“Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que ELES, SEM NÓS NÃO FOSSEM APERFEIÇOADOS”.  Hb. 11:40.

Portanto, somente após a colheita das primícias do remanescente israelita, depois dos três anjos proclamar o Evangelho eterno; finalmente a Igreja estará “MADURA PARA A CEIFA (Mt. 24:31), conforme escreveu João:
“Lança a tua foice e cega! É já vinda A HORA DE CEGAR, porque já a seara da terra ESTÁ MADURA” !  Ap. 14:15 – I Co 15:52.

Madura em todas as suas gerações: NAS PROVAÇÕES, EM EXPERIÊNCIA CRISTÃ, MADURA EM SANTIDADE, MADURA EM “QUANTIDADE E UNIDADE” (Jo.17:21); apta para o dia da sua REDENÇÃO, através da RESSURREIÇÃO E ARREBATAMENTO.
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. 2 Ts. 4:16-17.

“Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem...” 2 Ts. 1:10.


“E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mt. 24:31.

Este grande evento manifestará O ISRAEL DA PROMESSA, A ÚNICA IGREJA ESPIRITUAL, INCONTÁVEL conforme Deus prometeu a Abraão no princípio.  “E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada.” Gn. 13:16.

A única Igreja, constituída de TODAS AS NAÇÕES E EM TODAS AS GERAÇÕES.
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, DE TODAS AS NAÇÕES, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos”.  Ap. 7:9.

Neste tempo, cumprir-se-á a Palavra do Senhor, que disse:
“...E haverá UM REBANHO E UM PASTOR.” Jo. 10:16b.



A CEIFA

EM QUANTAS ETAPAS SERÁ A CEIFA?
Em quatro etapas:
1.A ceifa do joio
2.As primícias.
3.Depois, a Ceifa da Seara da terra (Arrebatamento da Igreja).
4.E finalmente, a vindima das uvas bravas (ou a palha) na Batalha do Armagedom.

1. Na ceifa, quem será colhido primeiro?
O joio. Essa passagem é mais uma prova de que a Igreja “NÃO” será arrebatada nessa vinda de Jesus, mas numa próxima (Lc. 21:28).
“E, assim como foi nos dias de Noé, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM.” Mt. 24:37.

Como aconteceu no dilúvio, da mesma forma também será na 3ª vinda do Senhor; Ele enviará seus anjos os quais colherão PRIMEIRO O JOIO, conforme está escrito:
“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: COLHEI PRIMEIRO O JOIO...” Mt. 13:30.

Em mais um erro grave de interpretação do verso abaixo, os grupos pré e meso-tribulacionistas pregam equivocadamente, que a Igreja será levada primeiro, agora na vinda do Senhor:
“Então, estando dois no campo, SERÁ LEVADO UM, e deixado outro...” Mt. 24:40

Jesus nos mostrou exatamente ao contrário: Os levados (colhidos) primeiro da terra, foram os pecadores nas águas do dilúvio e os que permaneceram nela foram Noé e sua família. Gn. 7:23.
“...Até que veio o dilúvio E OS LEVOU A TODOS, - assim será também a vinda do filho do homem.” Mt. 24:39.

“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim
será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, E ELES COLHERÃO DO SEU REINO TUDO O QUE CAUSA ESCÂNDALO, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

ENTÃO os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mt. 13:40-43.

- Quando acontecerá a ceifa do joio?
A ceifa do joio acontecerá após a 3ª vinda do Senhor, com a abertura do 6º Selo, tendo seu inicio na abertura do 7º Selo, que será período da ira do Cordeiro, a partir do toque da 1ª trombeta, quando serão derramadas as pragas do Apocalipse (Ap. 8:1...). 
A ceifa do joio, terminará com a colheita da palha (Mt. 3:12), ou vindima das uvas no Lagar da Ira de Deus. (Armagedom Ap. 16:16).
Esse tempo, conforme temos explicado, será “O DIA DA VINGANÇA”, chamado pelo profeta Isaías:
“Porque O DIA DA VINGANÇA estava no meu coração, o ano dos meus redimidos é chegado.” Is. 63:4 – 61:2.

Quando o Senhor manifestará “SEUS JUÍZOS” sobre toda a terra, ceifando através de seus anjos, todos os que receberam a marca da besta, e perseguiram seu povo “ANTES”, no período do Anticristo.
“E foi-lhes dito que não fizessem  dano à erva da terra, nem à verdura alguma, nem à arvore alguma, MAS SOMENTE AOS HOMENS QUE NÃO TÊM NAS SUAS TESTAS O SINAL DE DEUS.” Ap. 9:4.

“Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e SEPARARÃO OS MAUS dentre os justos.” Mt. 13:49.

-Alguns nomes bíblicos da ceifa do joio, na Ira do Cordeiro. Ap. 6:12-17
-A assolação dos ímpios. Pv. 3:25
-O dia do Senhor dos Exércitos. Is. 2:12
-O dia do Senhor. Is. 13:6
-O dilúvio do açoite. Is. 28:18
-O dia da vingança do nosso Deus. Is. 61:2
-O dia de trevas. Am. 5:20
-O grande dia do Senhor. Sf. 1:14
-O grande dia da sua ira. Ap. 6:17

-A igreja será livrada “antes” da ira do cordeiro?
Não, a teologia pré e mid-tribulacionista com uma visão profética limitada, mais uma vez fazem uma doutrina em cima de apenas um verso bíblico, imaginando a grosso modo que a Igreja será “LIVRADA ANTES DA IRA”, enquanto nem esse verso e nem as demais Escrituras, afirmam isto.
“E esperar do céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que NOS LIVRA DA IRA FUTURA.” 1Ts. 1:10.

Os testemunhos passados afirmaram que, o povo de Deus foram livrados, dentro da ira.
-Noé e sua família foram livrados “DENTRO DO DILÚVIO”, e não antes dele.
-Os israelitas foram livrados “DENTRO DAS PRAGAS NO EGITO”, e não antes delas. Êx. 11:7.

Todos os profetas pregaram que Deus livrará seu povo dentro da ira.
Davi:
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.
SOMENTE COM TEUS OLHOS OLHARÁS, E VERÁS A RECOMPENSA DOS ÍMPIOS.” Sl. 91:7-8.


-Isaías:
“Vai pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; ESCONDE-TE SÓ POR UM MOMENTO, até que passe a ira.” Is. 26:20.

-Sofonias:
“Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo: buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura SEREIS ESCONDIDOS NO DIA DA IRA DO SENHOR.” Sf. 2:3

-Malaquias:
E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, NAQUELE DIA QUE FAREI, serão para mim particular tesouro; POUPÁ-LOS-EI, como um homem poupa seu filho, que o serve.
Então vereis OUTRA VEZ A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A DEUS E O QUE NÃO O SERVE.” Ml. 3:17-18

NOTA: A saída de Ló de Sodoma antes de sua destruição, não é representação do arrebatamento da Igreja, como interpretam erroneamente a maioria teológica; antes, é a figura do livramento no período do Anticristo (1.290 dias); que acontecerá antes da vinda do Senhor (2 Ts. 2:1-3), quando a Igreja será levada pelos anjos ao deserto (Os. 2:14), sendo protegida e sustentada por 1.260 dias (Ap. 12:6 e 14) fora da vista da serpente, vindo depois disso o Senhor para exercer a Ira do Cordeiro. (Is. 66:16).

2.A COLHEITA DAS PRIMÍCIAS - Quando acontecerá a colheita das primícias?
Na lei e os profetas, as primícias eram colhidas 50 dias antes da colheita final (Lv. 23:9-16).
No Evangelho, haverá também diferença de tempo entre a colheita das primícias da colheita final da Igreja.
Ante o toque da Sétima trombeta, o Senhor Jesus “PRIMEIRO COLHERÁ” para si OS 144 MIL, “AS PRIMÍCIAS” de todas as tribos dos filhos de Israel (Ap. 14:1-5), dantes assinalados por Ele, conforme afirmou também o Apóstolo Paulo:  
“Mas cada um por sua ordem: CRISTO AS PRIMÍCIAS...” I Co. 15:23a.

E após, a pregação do Evangelho Eterno, pelos três anjos sobre a terra (Ap. 14:6-13)...

3.A CEIFA DA SEARA DA TERRA - ressurreição e arrebatamento da Igreja.
Depois do toque da Sétima Trombeta (nos dias dela), após a colheita das Primícias e a pregação do Evangelho eterno, pelos três anjos, antes das Sete Taças da ira de Deus, acontecerá finalmente, A CEIFA DA SEARA DA TERRA – RESSURREIÇÃO E ARREBATAMENTO DA IGREJA.

Esta vinda de Jesus com seus anjos (a 4ª) será especial, para o arrebatamento
“...DEPOIS os que são de Cristo, NA SUA VINDA”. I Co. 15:23b.


“E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem UM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, E NA SUA MÃO UMA FOICE AGUDA.

E o outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; É JÁ VINDA A HORA DE SEGAR, porque já A SEARA DA TERRA ESTÁ MADURA.” Ap. 14:14-15.

Nela, Jesus descerá do céu atmosférico, até “as nuvens/nos ares,” sem pisar na terra, enviará seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais reunirão seu povo do oriente ao ocidente.
“E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mt. 24:31.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. 2 Ts. 4:16-17.

“Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem...” 2 Ts. 1:10.


ENTÃO os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mt. 13:43.

4. A VINDIMA DAS UVAS DA TERRA - a palha (Ap. 14:17-20) - na Batalha do Armagedom
A queima da palha ou a vindima das uvas, no lagar da ira de Deus.
acontecerá no final da CEIFA, no final da grande tribulação, quando Satanás ajuntará depois do arrebatamento, todos os ímpios vivos (a palha Mt. 3:12), para batalhar contra Cristo e seu exército, no vale de Megido ou Armagedom (Dn. 11:45 - Jl. 3:12-13).
“E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”.  Ap. 16:16

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército”.  Ap. 19:19


“Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis”. Ap. 17:14

NOTA: A palha do final da ceifa (os mortos), não ressuscitarão uma vez que a ressurreição do último dia nesse tempo, já terá sido feita.
“Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, NÃO RESSUSCITARÃO; por isso os visitaste e apagaste toda a sua memória.” Is. 26:14.

A duração da ceifa
A CEIFA, denominada de “IRA DO CORDEIRO,” tem sua duração determinada na Bíblia por um período de “2.300 tardes e manhãs ou “seis anos, três meses e vinte dias literais.” Esse tempo passará a ser contado entre a 3ª vinda do Senhor e o final da Batalha do Armagedom, quando a besta e o falso profeta serão lançados vivos no lago de fogo, e Satanás preso no abismo, completando finalmente “a purificação do santuário” (toda a terra).
“E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e O SANTUÁRIO SERÁ PURIFICADO.” Dn. 8:14.

AS TROMBETAS

“Porque TUDO O QUE DANTES FOI ESCRITO PARA O NOSSO ENSINO FOI ESCRITO...” Rm. 15:4

No Antigo Testamento, Deus ordenou a Moisés que se fizessem DUAS TROMBETAS DE PRATA (Nm. 10:1-2), para serem usadas em “QUATRO OCASIÕES ESPECIAIS;” diferenciando um acontecimento do outro, pelos “TOQUES DAS TROMBETAS.”

1). O TOQUE DE AMBAS AS TROMBETAS:
“Faze DUAS TROMBETAS DE PRATA: De obra batida as farás: E te serão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.
E, quando as tocarem ambas, então toda a congregação se congregará a ti à porta da tenda da congregação.” Nm. 10:2-3.


Aquelas trombetas eram prefigurativas das “TROMBETAS” futuras, que convocarão todo olho para ver o Senhor na sua 3ª Vinda, com seus anjos.
DIA DE TROMBETA e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.” Sf. 1:16

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, COM PODER E GRANDE GLÓRIA.” Mt. 24:30.

“Eis que vem com as nuvens E TODO O OLHO O VERÁ...” Ap.1:7a.


2). O TOQUE DA TROMBETA DO JUBILEU. Lv. 25:8-17.
Era a trombeta que anunciava a liberdade da terra, para aquele que a tivesse vendido ou para seu resgatador (parente mais próximo); ambos teriam o direito de tornar a possuí-la, também para o endividado, que de alguma forma estivesse na condição de servo em casa de judeu; o tal deveria ser liberto no ano quinquagéssimo.
“Então, no mês SÉTIMO, aos dez do mês, farás passar A TROMBETA DO JUBILEU: No dia da expiação fareis passar a trombeta POR TODA A VOSSA TERRA.

E santificareis o ano quinquagéssimo, e apregoareis A LIBERDADE NA TERRA A TODOS OS SEUS MORADORES: ano de jubileu vos será, e tornareis cada um à sua possessão, e tornareis cada um à sua família.” Lv. 25:9-10.

Essa trombeta era a fiel prefiguração da espiritual “SÉTIMA TROMBETA” do Apocalipse, a qual anunciará a liberdade da Igreja e de toda a terra.
“E TOCOU O SÉTIMO ANJO A SUA TROMBETA, e houve no céu grandes vozes, que diziam: OS REINOS DO MUNDO vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. Ap. 11:15.


Conforme ensinou o Apóstolo Paulo, toda a criatura espera ansiosa, o toque dessa última ou Sétima Trombeta, para ser libertada da corrupção desse mundo.
“Na esperança de que também a mesma criatura será LIBERTADA DA SERVIDÃO DA CORRUPÇÃO, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Rm. 8:21-22.

CINCO RAZÕES PORQUE O ARREBATAMENTO NÃO SERÁ IMEDIATO AO TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA

Os pós-tribulacionistas ensinam que o arrebatamento se dará ao toque da “SÉTIMA ou ÚLTIMA TROMBETA”; no entanto isto não é verdade, é mais uma erro desse grupo teológico, que nesse caso tem interpretado essa profecia a grosso modo”. Confira:

Primeira razão: Paulo colocou o arrebatamento, como sendo “UM MISTÉRIO”, outra vez ele afirmou: É mais que isso: “É UM GRANDE MISTÉRIO”. Ef. 5:32.

Se ele colocou tal acontecimento como UM GRANDE MISTÉRIO, é porque sabia que a letra apenas destes dois versículos, por si só não podia e nem pode definir a grandeza e o tempo deste evento, sem o apoio das demais Escrituras.

Segunda razão: No verso seguinte, Paulo não se referiu apenas a uma trombeta, como superficialmente entende a maioria teológica, não enxergando o ponto e vírgula, separando uma e outra, mas “DUAS TROMBETAS”.
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, (ANTE) a última trombeta (a sétima); porque a trombeta soará (a do arrebatamento), e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1Co. 15:52.

Somente se percebe isso, se esse verso for conjugado com as outras Escrituras. Então podemos ver claramente que Paulo se refere primeiro “à última trombeta” acima; depois ele fala no mesmo verso, da “outra”: A trombeta do arrebatamento. Se a do arrebatamento fosse a mesma trombeta acima, Paulo teria dito: “...porque (a última) trombeta soará e os mortos...”  
E jamais: “...porque A TROMBETA SOARÁ...”

Terceira razão: A Escritura mostra que existe diferença entre uma e outra trombeta.
-A ÚLTIMA TROMBETA SERÁ TOCADA POR UM ANJO. Ap. 11:15.
-A DO ARREBATAMENTO SERÁ TOCADA PELO PRÓPRIO JESUS - “A TROMBETA DE DEUS”. 2Ts. 4:16

Quarta razão: Existe também diferença de tempo, entre o toque de uma e de outra trombeta:
Do toque da SÉTIMA TROMBETA (ante) na presença dela, até ao toque da trombeta do arrebatamento da Igreja, haverá ainda um tempo para cumprimento de dois eventos, antes:
a. A COLHEITA DAS PRIMÍCIAS. Ap. 14:1-5.
b. A PREGAÇÃO DO EVANGELHO ETERNO PELOS TRÊS ANJOS, AO MUNDO. Ap. 14:6-13. 

Quinta razão: Ao dizer que o arrebatamento acontecerá “ANTE” A ÚLTIMA TROMBETA, Apóstolo Paulo deixa claro que, este evento não acontecerá imediatamente ao toque dela, como imaginam erroneamente a maioria teológica, mas “NO TEMPO (dias) DESTA TROMBETA.”
Salomão inspirado pelo Espírito, já havia profetizado O TEMPO DA SÉTIMA TROMBETA, como sendo O TEMPO DE CANTAR.
“Porque eis que passou o inverno, e a chuva cessou, e se foi:
Aparecem às flores na terra, O TEMPO DE CANTAR CHEGA, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.” Ct. 2:11-12

 O Apóstolo João, confirma também as palavras de Salomão e Paulo, dizendo:
“Mas (NOS DIAS) da voz do sétimo anjo, QUANDO TOCAR A SUA TROMBETA, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” Ap. 10:7.

3). O TOQUE DE UMA SÓ TROMBETA
“Servia para convocar à porta da tenda da congregação os príncipes (os cabeças os capitães de Israel).

“Mas, quando tocar “UMA SÓ”, então a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.” Nm. 10:4.

Esta terceira situação prefigura a trombeta espiritual que será tocada na ocasião da “COLHEITA DAS PRIMÍCIAS DE ISRAEL” os 144 mil israelitas (Ap.14:1-5), que comparecerão em Sião, diante do Cordeiro conforme explicou Paulo:
“Mas cada um por sua ordem: CRISTO AS PRIMÍCIAS, depois os que são de Cristo, na sua vinda (na 4ª vinda).” I Co. 15:23.


4). O TOQUE RETINIDO DE AMBAS AS TROMBETAS. Nm. 10:5-9.
Eram os toques retinidos das duas trombetas, que anunciavam a partida do arraial de Israel. Essa quarta situação prefigura o toque das trombetas espirituais da 4º vinda de Cristo, que serão tocadas pelos anjos na partida da Igreja, pela ocasião da sua ressurreição e arrebatamento, quando Ela encontrar o Senhor nos ares.
“E Ele enviará os seus anjos COM RIJO CLAMOR DE TROMBETA, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mt. 24:31.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, E COM A TROMBETA DE DEUS; os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Ts. 4:16-17.

A RESSURREIÇÃO

1. QUANDO SERÁ A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS?
Jesus ensinou a sua Igreja que a ressurreição será “NO ÚLTIMO DIA”
“A vontade do meu Pai que me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite NO ÚLTIMO DIA”  Jo. 6:39
                                                                   
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei NO ÚLTIMO DIA.”  Jo. 6:40

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer: e eu ressuscitarei NO ÚLTIMO DIA“.  Jo. 6:44


“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei NO ÚLTIMO DIA”.  Jo. 6:54

2. O QUE SE ENTENDE POR ÚLTIMO DIA?
As expressões bíblicas como: CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS (Mt. 28:20); CONSUMAÇÃO DESTE MUNDO (Mt. 13:40); FIM DO MUNDO (Mt. 24:3), etc... Não representam um dia de 24h, e sim, um período de tempo tribulacional para a execução dos juízos de Deus na terra. No entanto, existem dois eventos bíblicos distintos, com a menção “DE ÚLTIMO DIA”, com diferenças de tempo e de modo, entre um outro.

O último dia da Igreja nesse século mau.
Será dentro de um dia de 24h, pois o arrebatamento acontecerá: “NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS”. 1Co. 15:52
Jesus relacionou esse “ÚLTIMO DIA”, com  a Igreja militante na terra. Ou seja, assim como o calendário bíblico terrestre, iniciou a partir do primeiro dia da criação em diante (Gn. 1:3-5); com a presença da Igreja, na pessoa de Cristo ao lado Pai (Gn. 1:26); assim também, este mesmo calendário terá seu fim no dia da ressurreição/ arrebatamento da Igreja; O ÚLTIMO DIA em que “SEU CORPO- A IGREJA”, estará presente neste século mau.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar NA RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA.” Jo. 11:23.

O último dia ou fim do mundo
Já neste outro caso, Jesus relacionou esse dia com o fim da Ceifa, que será o fim do reinado mundial Satânico e, portanto, “O FIM” do presente século mau (Mt 13:39).
A expressão “FIM DO MUNDO” aqui mencionada por Jesus, não se refere ao fim do planeta terra, mas sim, “O FIM DO MUNDO MALIGNO” sobre a terra.
Portanto, este “ÚLTIMO DIA”, já não é relativo a um tempo de 24h, mas irá muito além:  Começando com o início da Ceifa, agora na 3ª vinda do Senhor, e terminando no “ULTIMO DIA”, com  “O TRIBUNAL DE CRISTO” no julgamento dos justos e dos injustos.
“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar NO ÚLTIMO DIA.” Jo. 12:48.

O APÓSTOLO JOÃO, APRESENTOU A RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA, PRÓXIMO AO FINAL DOS ACONTECIMENTOS DO APOCALIPSE, E CLARAMENTE A CHAMOU DE “PRIMEIRA RESSURREIÇÃO” (o que fica evidente, que antes e durante grande parte dos períodos tribulacionais, não haverá nenhuma ressurreição e nenhum arrebatamento p/ a Igreja, contrariando as teorias Pré e mid-tribulacionistas
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte  NA  PRIMEIRA RESSURREIÇÃO: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” Ap. 20:5-6

NOTA: Após o arrebatamento da Igreja e também a ressurreição dos ímpios ante a sétima trombeta; os demais ímpios que restarem vivos (a palha), continuarão a sendo mortos nas pragas das sete taças da ira de Deus;  sendo exterminados totalmente na Batalha do Armagedom. Conforme já dissemos antes, estes não ressuscitarão.
“Morrendo eles, NÃO TORNARÃO A VIVER; falecendo, NÃO RESSUSCITARÃO; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória.” Is. 26:14 – Sl 37:22.

3.HAVERÁ ALGUM ARREBATAMENTO ANTES “DA PRIMEIRA” RESSURREIÇÃO?
Não, todas as manobras feitas pelo grupo pré-tribulacionista, para dar sustentação  ao “arrebatamento da Igreja” antes da grande tribulação, acaba também NO TEMA DA RESSURREIÇÃO.
Por um lado, eles não podem acrescentar ao seu arrebatamento SECRETO, uma “RESSURREIÇÃO SECRETA” extra-bíblica e antes do “ÚLTIMO DIA”. Por outro lado, não existe nenhuma promessa de arrebatamento “ANTES” dessa ressurreição, mas somente “DEPOIS D’ELA” no “ÚLTIMO DIA”. Jo. 6:39.
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo RESSUSCITARÃO PRIMEIRO.

DEPOIS NÓS, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor “.    1Ts. 4:16-17.

4. A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO SERÁ PARA JUSTOS E INJUSTOS?
Sim, Jesus afirmou que na RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA, “TODOS OS MORTOS” ouvirão a sua voz.
“Não vos maravilheis disto; porque vem A HORA EM QUE TODOS os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.” Jo. 5:28.

As diferenças que existem farão parte da própria primeira ressurreição:
a).Quanto a sua ordem será: Primeiro para os justos e depois para os injustos.
“Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, ASSIM DOS JUSTOS COMO DOS INJUSTOS.” At. 24:15.

b).Quanto aos corpos de cada um: Haverá também diferença, conforme disse Paulo:
“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpos virão?
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, E A CADA SEMENTE O SEU PRÓPRIO CORPO.” I Co. 15:35 e 38.


-Os corpo dos justos (a semente bendita Is. 65:23 – Mt. 13:24): Ressuscitarão em glória, com corpos incorruptíveis. 1Co. 15:52.
-Os corpos dos injustos (a semente maligna Is. 1:4 – Mt. 13:38): Ressuscitarão em vergonha, com corpos “TENEBROSOS E NUS”.
“Se, porém, os teus olhos forem maus, O TEU CORPO SERÁ TENEBROSO. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mat. 6:23

c).Quanto ao destino de cada um, após O TRIBUNAL DE CRISTO: haverá grande diferença.
“E os que fizeram O BEM SAIRÃO PARA A RESSURREIÇÃO DA VIDA; e os que fizeram O MAL PARA A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO.” Jo. 5:29.

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão UNS PARA A VIDA ETERNA, E OUTROS PARA VERGONHA E DESPREZO ETERNO. Dn. 12:2


5.EXISTE MIL ANOS DE DIFERENÇA ENTRE A RESSURREIÇÃO DO JUSTOS DA DOS INJUSTOS?
Não, neste quesito, os três grupos: Os pré os meso e os pós-tribulacionistas erram juntos em querer que haja uma diferença de mil anos entre a ressurreição dos justos das dos injustos, baseados no versículo abaixo:
“Mas os outros mortos, NÃO REVIVERAM, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição”. Ap. 20:5 - Mt. 25:41.

Mas isto não é verdade, veja porque:
a).Não se pode fazer uma doutrina profética, baseado num “ÚNICO VERSÍCULO” (texto sem contexto, é pretexto); muito menos, sem nenhuma base bíblica do Antigo Testamento.

b).O verso é claro e afirma que “os outros mortos” NÃO REviveram” para entrar no milênio; pois, eles “VIVERAM” na primeira ressurreição, acontecida bem “ANTES”, ante a Sétima trombeta. (veja gráfico).
O acontecimento de (Ap. 20:4-5), já é O TRIBUNAL DE CRISTO, depois do final da Grande Tribulação, onde será determinado o destino de cada um, para entrar ou não no Reino Milenar.

Vejamos este mesmo acontecimento colocado por Jesus no Evangelho de Mateus.
Para AS OVELHAS, a inclusão no Reino:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança O REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo.”

Para OS BODES, a exclusão do Reino:
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: APARTAI-VOS DE MIM MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, preparado para o diabo e seus anjos.” Mt. 25:41

Davi, já havia profetizado, que os injustos passariam pelo Juízo (o Tribunal de Cristo), “ANTES” do milênio. Para isso, eles precisam ressuscitar também na primeira ressurreição, para comparecerem ao juízo nesse Tribunal, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou o mal. (Rm. 14:10-12).
Uma vez que, não subsistirão nele; também, “NÃO REviverão” para entrar “NA CONGREGAÇÃO DOS JUSTOS”.
“Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.” Sl 1:4-5.

 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, OU O BEM OU O MAL.” 2 Co. 5:10.

CONCLUSÃO:
Após examinar os quatro temas DO ARREBATAMENTO sob a ótica da: IGREJA, CEIFA, TROMBETAS E RESSURREIÇÃO, esperamos em Deus que o amigo leitor, tenha sido grandemente edificado, crendo NA ÚNICA ESPERANÇA DA NOSSA VOCAÇÃO.

“E O ESPÍRITO E A ESPOSA DIZEM: VEM.
E QUEM OUVE, DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE, VENHA; E QUEM QUISER, TOME DE GRAÇA DA ÁGUA DA VIDA.” Ap. 22:17.

Jaime e Júlio.

Ao fazer seu comentário favor se identificar; comentários anónimos serão deletados.

2 comentários:

  1. Só faltou a Restauração do evangelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, pode algo que é ETERNO SER RESTAURADO? Quem vai ser restaurado no governo de Cristo, será o homem e a terra; e jamais o Evangelho. Isso é doutrina errada dos Mórmons!!!

      "E vi outro anjo voar pelo meio do céu, E TINHA O EVANGELHO ETERNO, para o proclamar aos que habitam sobre a terra..." Apoc. 14:6a.

      Jaime e Júlio

      Excluir