OS SETE REIS

"A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
Aqui há sentido, quem tem sabedoria. AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES, sobre os quais a mulher está sentada.
E são também SETE REIS: CINCO JÁ CAÍRAM (morreram), E UM EXISTE; OUTRO AINDA NÃO É VINDO; e quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
E a besta que era e já não é, É ELA TAMBÉM O O OITAVO, E É DOS SETE, e vai a perdição". Ap. 17:8-11.




O SIGNIFICADO PROFÉTICO DOS SETE REIS, CABEÇAS E MONTES:
     O significado das sete cabeças, montes é tríplice, não se referem apenas “aos sete reis proféticos,” mas é uma visão de vários sentidos, agregada às setenta semanas de Daniel, que abrange também reis, reinos e tempos, dos dias de Daniel em Babilônia, até os dias finais em que os três demais reis dominarão o mundo. Sendo que, OS QUATRO primeiros reis (Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma), juntamente com seus reinos materiais e o tempo dos seus reinados figurativos, passaram na História- caíram (morreram), inclusive O QUINTO REI – CRISTO, o único dos cinco que ressuscitou. Ele e seu reino “EXISTE PARA TODO O SEMPRE; faltando somente a manifestação nos fins dos dias, de outros TRÊS REIS no cenário mundial, com seus reinos e nos seus tempos bíblicos pré-determinados.

  A passagem da grande meretriz sobre a besta “assentada sobre os sete reis,” inclusive sobre o 5º Rei o Messias, não é nenhuma mensagem apógrafa, mas espiritual; um enigma, agora revelado.

O significado de “ASSENTADO SOBRE,” é traduzido profeticamente por “REINANDO, DOMINANDO SOBRE.” 
“E disse-me: As águas que viste, ONDE SE ASSENTA A PROSTITUTA, são povos, e multidões, e nações, e línguas.” Ap. 17:15

    Essa passagem se refere ao domínio satânico “DA LEI DO PECADO E DA MORTE” (Rm. 8:2) imposto por Satanás, não somente sobre os quatro Reis históricos, de Daniel em diante, mas também sobre toda a carne, da queda de Adão, até à consumação dos séculos.
"Porque O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE..." Rom. 6:23.


O FILHO DE DEUS MANIFESTOU PARA DESFAZER AS OBRAS DO MALIGNO
    Para destronar Satanás, Deus enviou seu Filho a esse mundo na plenitude dos tempos, para se fazer carne e assumir nossos pecados. Mesmo sem ter pecado, ao assumir os nossos, Jesus se colocou “SOB O DOMÍNIO DO PECADO, ao aceitar A MORTE em nosso lugar; afim de que, através dela, Ele viesse consumar a salvação do seu povo, e por conseguinte também, tomar as chaves da morte e do inferno (Ap. 1:18), daquele que tinha o império da morte. (estava assentado - reinando).

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, PARA QUE PELA MORTE ANIQUILASSE O QUE TINHA O IMPÉRIO DA MORTE, isto é o diabo.” Hb. 2:14.

A DECADÊNCIA DO REINO ESPIRITUAL DE SATANÁS, E A ASCENSÃO DO SEU REINO MATERIAL
   O reino de Satanás sobre mundo teve sua expansão da queda de Adão, até a redenção de Cristo (Rm. 5:18), tanto em sua forma espiritual, quanto na material.  Depois que Jesus desceu as partes mais baixa da terra e tomou as chaves da morte e do inferno do inimigo (Ap. 1:18c), o reino espiritual satânico, ficou fragilizado. 

“...A besta que viste FOI E JÁ NÃO É...” Ap 17:8

    Restando a Satanás, uma única opção no seu reino espiritual: Exercer domínio (assentado) sobre seus demônios; e na terra, dominar/reinar sobre aqueles que andam segundo a carne, enquanto espera o tempo daquele "QUE RESISTE ATÉ QUE DO MEIO SEJA TIRADO" (2Tes. 2:6-7). Então, ele reinará literalmente sobre a terra, em sua manifestação ao mundo, através das “duas bestas” do Apocalipse (13:1-18).

Da 1ª besta: “...E HÁ DE SUBIR do abismo...”Ap 17:8, nos primeiros 42 meses (3.5 anos) da última semana de Daniel...

E da sua segunda manifestação, através da outra besta - o Anticristo, a partir da segunda metade da última semana; ou 1.290 dias (Da. 12:11).
“...É ELA TAMBÉM O OITAVO (rei), e é dos sete, e vai à perdição.” Ap. 17:11

OS DEZ CHIFRES
     Esses dez chifres foram representados em duas bases bíblicas do A.T. nas figuras da quarta parte da estátua: Nos dez dedos dos pés parte de ferro e parte de barro (Dan. 2:40 a 42) do sonho de Nabucodonosor, e nas dez pontas do quarto animal simbólico, terrível e espantoso (Dan 7:7); tendo seu desfecho profético nos últimos dias, através dos personagens de dez reis, os quais, se aliarão ao Anticristo.

“E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.
E os dez chifres que viste na besta são os que  aborrecerão a prostituta, e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.”Ap 17:12 e 16

AS FIGURAS HISTÓRICAS CUMPRIDAS EM PARTE NO A.T.(1Cor. 13:9), 
E O CUMPRIMENTO TOTAL DA PROFECIA, NOS FINS DOS DIAS:
  A chave bíblica de "COMPARAÇÃO", das coisas espirituais do A.T. com as espirituais do N.T. (1Cor. 2:13) é uma importante ferramenta para o discernimento das profecias, até hoje não entendida pelos intérpretes históricos das teologias em geral. Entre eles os: T.J. Os Adventistas do Sétimo Dia e seus afiliados, sendo copiado também, pelos Batistas, Assembleianos, Presbiterianos, etc...
   Aliás, os sabatistas de uma forma geral interpretam erroneamente esta profecia, afirmando que estes sete reis representam “os sete Papas” da Igreja Católica Apostólica Romana; afirmam que o Bento XVI é o sétimo Papa e o oitavo, seria o Anticristo. Mas, já passou da hora, desses maus intérpretes das profecias, pedir perdão aos Católicos e a Deus, por mais essa profetada!

     Porém, os quatros primeiros reis/reinos referidos na profecia da estátua, foram apenas coadjuvantes - prefigurativos da profecia maior, dos demais “QUATRO ÚLTIMOS REIS”: O QUINTO REI - O QUE EXISTE (Cristo). O sexto rei (que promoverá o Princípio de dores). O sétimo rei (a  besta). E o oitavo rei (o Anticristo). Portanto, o cenário mundial aguarda ainda, a manifestação destes três últimos reis nos fins dos dias, mais especificamente sobre a última geração da Igreja, para o cumprimento total da profecia de Apocalipse 13 e 17.
Confira abaixo as duas versões dos gráficos sete - oito reis:





OUTROS ACONTECIMENTOS

O TRIBUNAL DE CRISTO     
O tempo dos mortos, do julgamento e dos galardões (Ap. 11:18 - Jl. 3:11-12 - Sl. 50:4 - Mt. 25:31 -33 - Rm. 14:9-12 - Ap. 20:4a).
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. 2 Co. 5:10

AS BODAS DO CORDEIRO
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”.  Ap. 19:7

O MILÊNIO DE JESUS CRISTO E A IGREJA SOBRE A TERRA
“E para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; E ELES REINARÃO SOBRE A TERRA. Ap. 5:10

“Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, E REINARÃO COM ELE MIL ANOS”. Ap. 20:6

“E O SENHOR SERÁ REI SOBRE TODA A TERRA; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”. Zc. 14:9

O JUÍZO FINAL - TRONO BRANCO
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Ap. 20:11- 15

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA, A NOVA JERUSALÉM. (Ap. 21:1-4, 22:1-5).
“E vi um novo céu, e uma nova Terra. Porque já o primeiro céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe”. Ap. 21:1

     Ao término deste trabalho, louvamos ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, por nos ter feito participantes do seu Apocalipse. Entre os servos e servas de Deus, de todas as gerações que buscaram respostas deste mistério e não alcançaram; pela sua infinita misericórdia, o Senhor nos alcançou com esta revelação inédita, para a edificação da sua Igreja. A qual, também Ele colocou de agora em diante, como um divisor e exortação aos que pregam escatologia superficialmente, fora da revelação, do tempo e do modo bíblico.

    Acreditamos que a verdade aqui apresentada é suficientes para os servos (as) de Deus, se preparar “EM GRAÇA E EM CONHECIMENTO,” a fim de suportar os dias maus vindouros.

“Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Ef. 6:13.

Jaime e Júlio.

Copyright © 2010 por:Jaime D. Silva e Júlio C. Albach 
Todos os direitos reservados

Ao fazer seu comentário favor se identificar; comentários anónimos serão deletados.

6 comentários:

  1. Eu li este post, e nasci algumas perguntas, por favor, seu apoio em esclarecê-las:

    Como é que o quinto reino começa (Apocalipse 1:18, Apocalipse 17:10, primeiro século dC) se o quarto reino ainda não tivesse sido concluído (168 aC-476 dC)?

    Como começa a cabeça de ouro durante o período da Graça se os pés de ferro e barro durante o Império Romano ainda não estavam terminados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmão Juarez,

      A pergunta do irmão, se assemelha a mesma situação anunciada por João em Apoc. 20:4b; que diz: "VIVERAM E REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS".
      Nesta passagem, João apresenta os fatos proféticos, usando o verbo presente, como se esse evento já tivera acontecido. Porém, na verdade, sob a ótica e tempo humano, isso ainda será acontecimento futuro.

      De igual forma também, sob a mesma ótica e tempo Divino, o quinto Reino (o do cabeça de ouro) foi manifestado, antes mesmo do "QUARTO IMPÉRIO - ROMA" ser completamente esmiuçado (Dan.2:35).
      Creio que o irmão nunca leu: Que Deus chama as coisas que não são, como se já fossem?
      "Porque o Senhor abreviará a sua Palavra sobre a terra, completando-a E ABREVIANDO-A". Rom. 9:28.

      Abraços,
      jaime e Júlio.

      Excluir
  2. A paz esteja com você, J & J.

    Obrigado pela sua resposta. Eu entendo o que você está tentando me dizer, na verdade, Dan 2:44 parece esclarecer ainda mais este ponto quando diz: "NESSAS DIAS DESTES REIS, O DEUS DO CÉU VAI CRIAR UM REINO QUE NUNCA SERÁ DESTRUÍDO."

    No entanto, mais uma pergunta nasce:

    Em que número de reino e período de tempo João fala o apóstolo quando diz "um é"? (Apocalipse 17:10)

    ResponderExcluir
  3. Verdade! NOS DIAS DESTES REINOS (dos quatro impérios).

    Este UM QUE É, OU EXISTE, trata do 5º Rei - JESUS CRISTO, e SEU REINO, que Deus levantou, mais especificamente nos dias de Roma (na plenitude dos tempos - Gal 4:4); um Reino que não será jamais destruído, o qual, até hoje, foi cumprindo apenas "EM PARTE" Dan. 2:44. Pois, o Reino inaugurado por Cristo, foi manifestado primeiramente, em sua consistência "ESPIRITUAL" (Mat. 4:17 - Luc. 17:29-21).

    Já referente ao seu Reino material, Jesus ensinou mais adiante à sua Igreja a pedir em Mateus 6:10). O Reino Milenar, que será estabelecido "LITERALMENTE" sobre a terra, depois da vinda do Senhor, nos dias da Sétima e última trombeta, conforme Apoc. 11:15.

    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando essa profecia começou a ser entendida foi nos tempos de J Paulo II,ele se enquadra no que 'é' ou existe.Desde o concilio de 1929 até João Paulo II cinco papas já tinham morrido ele sendo o sexto e seu sucessor Bento durou pouco tempo como na profecia.....

      Excluir
    2. Há tá, quem mentiu; Jesus Cristo ou vc. com sua interpretação esdrúxula?
      Cara leia com atenção, Daniel 2:28 - 8:17-19 e 12:9 + Mateus 24:3 que vc. verá que esta profecia está ligada, NÃO COM OS ANOS DE 1929; mas, com "O TEMPO DO FIM".
      Graças a intérpretes néscios como tu, que a Escatologia tem sido uma grande confusão...Ora...ora...ora!

      Excluir