Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.
“31 Por
isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois
numa carne.
32
GRANDE É ESTE MISTÉRIO; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Embora
seja grande este mistério, o Senhor Jesus Cristo garantiu à Igreja (espiritual)
dos fins dos dias, a revelação dele, o qual estava oculto em todos os tempos e
em todas as gerações.
“Mas nada há encoberto que não
haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido”. Lucas 12:2
Essa
revelação, não tem a pretensão de ser pejorativa a nenhuma escola teológica, porém é
impossível manifestar a luz da verdade, sem ferir os que se encontram nas
trevas do engano (Jer. 17:9).
Há mais de 500 anos, que as três principais teologias cristãs do
arrebatamento, debatem escatologia entre si, sem chegar a lugar algum, não enxergando
até hoje OS DOIS SEGREDOS DO
ARREBATAMENTO.
O PRIMEIRO SEGREDO
O ARREBATAMENTO NÃO ACONTECERÁ NA PRÓXIMA VINDA DE JESUS (a 3ª).
O ARREBATAMENTO NÃO ACONTECERÁ NA PRÓXIMA VINDA DE JESUS (a 3ª).
As teologias Meso e Pós-tribulacionistas, tem agregado a próxima vinda
de Jesus (a 3ª), ao momento do arrebatamento da Igreja, baseados numa
interpretação superficial e pelas metades em apenas quatro versículos divorciados
do contexto de “tempo e modo”: Três versos
de Mateus, e um de 1Cor. 15:52.
Mat. 24:
29 E, logo depois da
aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as
estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 Então aparecerá no céu
o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o
Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 E ele enviará os seus
anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde
os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
O VERSO 29:
-Os abalos cósmicos anunciados nesse verso (29) fazem parte dos
sinais que antecederão o dia da Vinda do Senhor, e não a eminência do "MOMENTO
DA VINDA; pois, tais acontecimentos demandarão antes, um espaço maior de “tempo”:
a).Tempo Primeiro para o sol e a lua escurecerem.
b).Tempo para as estrelas caírem do firmamento.
c).Tempo para as potências dos céus, serem abaladas.
O VERSO 30:
-O verso (30) de Mateus 24, é o único que se encontra corretamente em
concordância com a eminência, “O MOMENTO” DA VINDA DO SENHOR", porém, aqui está
o primeiro segredo do arrebatamento, não enxergado até hoje pelas três Teologias
do arrebatamento: As Escrituras não falam somente de um momento e de uma próxima vinda do
Senhor, mas de “DOIS MOMENTOS” e de “DUAS VINDAS” do Senhor; ou seja:
Do “MOMENTO”
da próxima vinda agora (a 3ª), e do “MOMENTO” da OUTRA VINDA (a 4ª) A DO
ARREBATAMENTO. Confira as Escrituras comigo:
a).“O PRIMEIRO MOMENTO” DA
VINDA DO SENHOR (a 3ª):
Essa próxima vinda de Jesus (a 3ª) objetiva não o arrebatamento da
Igreja, mas A COLHEITA PRIMEIRO DO JOIO na Ira do Cordeiro, através das seis trombetas das pragas (Apoc. 6:12 a 17 e o
cap. 8)
Mat. 13:
30a. Deixai crescer ambos
juntos até à ceifa (a 3ª vinda de Jesus); e, por
ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: COLHEI
PRIMEIRO O JOIO (o primeiro momento), e atai-o em molhos para o queimar...
As Escrituras mostram há mais de 2.000 anos, a diferença do momento
da 3ª vinda do Senhor, para o outro momento da 4ª vinda - a do arrebatamento, não enxergada a té hoje pelas três teologias.
a).“O MOMENTO” DA 3ª VINDA:
A surpresa primeiro para os joios, pela ocasião de sua colheita, conforme disse
Paulo:
1 Tes. 5:3
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então LHES SOBREVIRÁ REPENTINA DESTRUIÇÃO como as dores de parto
àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
b). “O MOMENTO DA OUTRA VINDA
DO SENHOR (a 4ª):
A 4ª Vinda de Jesus,
a parte (b) do mesmo verso de Mateus 13:30 mais adiante, anuncia o segundo
momento, não antes, e nem no meio da Grande Tribulação, como querem os pré e os
meso-tribulacionistas, e nem no final da G.T. como ensinam também erroneamente
os pós-tribulacionistas; mas antes do final da Grande Tribulação; mais
especificamente entre o tempo da Sétima e última trombeta (Apoc. 11:15 e 18), e
antes das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15).
”...mas, O TRIGO, AJUNTAI-O (o segundo momento) NO MEU CELEIRO”. Mat. 13:30b.
Portanto, depois das seis trombetas das pragas e a colheita do joio,
acontecerá A COLHEITA DO TRIGO (ressurreição/arrebatamento Apoc. 14:14 a 16) no
tempo dos mortos justos.
REFUTAÇÃO DOS TEÓLOGOS PRÉ-TRIBULACIONISTAS
“Uma vez que é impossível saber exatamente quando
ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de determinado
período de tempo antes que tal evento iminente ocorra”.
Os Pré, sem conhecer os dois segredos do
arrebatamento, confundem “ EMINÊNCIA – O MOMENTO DO ARREBATAMENTO”, com os
acontecimentos tribulacionais do “TEMPO - DIAS DO ARREBATAMENTO” (Apoc. 10:7),
os quais, até aqueles dias A IGREJA SABERÁ, pois conhece a sua hora (Joa.
16:21).
“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer (os dias do
arrebatamento), olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque A VOSSA
REDENÇÃO (o momento do arrebatamento) está próxima”. Luc. 21:28
Porém, depois dos dias da voz do Sétimo anjo, conforme
disse Jesus, ninguém saberá nem O DIA, NEM A HORA (Mat. 24:36); e dentro dessa
hora, nem O MOMENTO DO ARREBATAMENTO.
Os vários versos, que
mostram claramente os dois momentos distintos das duas vindas do Senhor, que
as teologias Pré, Meso e Pós-tribulacionistas, confundem com a próxima Vinda do
Senhor, como sendo o momento do arrebatamento:
Mat. 13:
39 O inimigo, que o
semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
40 Assim como o joio é
colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41 Mandará o Filho do
homem os seus anjos, E ELES COLHERÃO (o primeiro momento) DO SEU
REINO TUDO O QUE CAUSA ESCÂNDALO, E OS QUE COMETEM INIQÜIDADE.
42 E lançá-los-ão na
fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
43 Então os justos RESPLANDECERÃO COMO O SOL (o segundo
momento), no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 13:
49 Assim será na
consumação dos séculos: virão os anjos, E SEPARARÃO os maus (o primeiro
momento) de entre os justos”.
Mat. 24:
37 E, como foi nos dias
de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como,
nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E NÃO O PERCEBERAM (o primeiro
momento), até que veio o dilúvio, e os levou a todos (joios), assim será
também a vinda do Filho do homem.
40 Então, estando dois no
campo, SERÁ LEVADO UM (no primeiro
momento, o joio), e DEIXADO O
OUTRO (num segundo momento, o trigo);
41 Estando duas moendo no
moinho, SERÁ LEVADA
UMA (1º), E DEIXADA
OUTRA (2º).
As teologias Pré e Meso, em seu desconhecimento das profecias, por
séculos tem invertido a ordem desses versos e por consequência também a ordem do
arrebatamento, criando uma falsa expectativa de que, no momento da próxima
Vinda do Senhor (3ª), a Igreja é quem será levada primeiro, e o joio deixado
pra trás. Porém, as Escrituras mostradas acima são claras: Quem será colhido
“PRIMEIRO, na próxima vinda do Senhor, será O JOIO”.
Voltando agora para Mateus 24:30 e o 31, de carona nesse erro grave de
interpretação, as teologias (Pré, Meso e Pós-tribulacionistas, agregam erroneamente o verso 30 ao 31, como se ambos fizessem parte da "EMINÊNCIA, DO MOMENTO”da vinda de Jesus e do arrebatamento da Igreja;
quando isso não é verdade, pois em profecia um verso na sequência de outro, nem sempre ambos fazem parte do momento de um mesmo fato profético.
Além de que, nesse caso, claramente as Escrituras mostram em seu contexto profético, duas vindas e dois momentos distintos.
As diferenças de
sinais entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda
-No limiar da próxima vinda de Jesus (a 3ª), para o dia da sua Ira (Mat.
24:30 e Apoc. 6:12-14), acontecerão cinco sinais:
1-Um grande terremoto.
2-O sol se tornará em trevas.
3-A lua em sangue.
4-As estrelas cairão do céu.
5-As potências dos céus serão abaladas.
-Antes da 4ª vinda de Jesus p/ o arrebatamento, acontecerão três sinais:
1-O toque da Sétima trombeta - o anúncio da tomada dos reinos desse
mundo (Apoc. 11:15).
2-A colheita das primícias – os 144.000 israelitas assinalados (Apoc.
14:1 a 5 – 1Cor. 15:23).
3-A pregação do Evangelho Eterno, por três anjos (Apoc. 14:6 a 12).
As diferenças de
objetivos entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda:
Na sua 3ª vinda, Jesus vem para assinalar os 144 mil, converter o remanescente israelita (Zac. 12:10), e exercer o Juízo na Ira do
Cordeiro sobre os ímpios - joios (Apoc. Cap. 7 - 6:15 a 17).
Isaías 66
16 “Porque com fogo e com
a sua espada ENTRARÁ O SENHOR EM JUÍZO
COM TODA A CARNE; e os mortos do Senhor serão multiplicados”.
Já na sua 4ª vinda, o Senhor não executará nenhuma das três tarefas
acima, mas virá exclusivamente para arrebatar, tanto os israelitas quanto os
gentios salvos (1Tes. 4:15 a 17).
"Provendo Deus alguma
coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados". Heb. 11:40
As diferenças de tempo entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda:
Embora o momento da 3ª vinda (como relâmpago. Mat. 24:27), e o momento
da 4ª vinda (num abrir e fechar de olhos. 1Cor. 15:52a), estejam ambos dentro
da mesma fração de segundos, eles não ocorrerão num mesmo dia; pois entre a
3ª e a 4ª vinda, João, revela duas contagens literais de tempos, há ser cumpridas antes ainda do Arrebatamento da Igreja:
-O tempo de 5 meses da quinta trombeta (Apoc. 9).
-E o tempo de 1.260 dias das duas testemunhas (Apoc. 11:3).
-Sem contar ainda, os tempos das demais pragas das cinco trombetas, bem
como o tempo das vozes dos sete trovões (Apoc. 10:4), que não foram revelados.
As diferenças de
modo, entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda:
a). Na 3ª vinda, Jesus não tocará a Trombeta de Deus.
Já na sua 4ª vinda, Ele virá com voz de Arcanjo e com a Trombeta de
Deus.
b). Na 3ª vinda, Jesus virá com seus anjos do céu (Trono de Deus), até “sobre as nuvens no nosso céu” (Mat. 24:30), assentado no seu Trono de
Glória (Apoc. 6:16).
Já na sua 4ª vinda, Jesus “descerá
do nosso céu”(sem seu trono) nas nuvens e nos ares, e enviará seus anjos
para arrebatar a Igreja (Mat. 24:31).
1Tes. 4:
16 Porque o mesmo Senhor DESCERÁ DO CÉU com alarido, e com voz
de arcanjo, E COM A TROMBETA DE DEUS;
e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
O SEGUNDO SEGREDO
EM 1Cor. 15:52 PAULO PREGOU NÃO UMA, MAS DUAS TROMBETAS:
A DO TEMPO E A DO MOMENTO DO ARREBATAMENTO
Essas três teologias também, interpretam juntas o verso de 1Cor. 15:5, a
grosso modo e pelas metades, imaginando que Paulo faz referência há apenas uma
trombeta (a última), quando na verdade, ele faz referência A DUAS TROMBETAS;
pois estava pregando um mistério (1Cor. 15:51), o qual, prudentemente ele
compôs de forma enigmática, para ser discernida pelos espirituais.
1Cor. 15:
52 NUM MOMENTO (T.de Deus), num abrir e fechar de olhos, ANTE A ÚLTIMA TROMBETA (T.do anjo); PORQUE A TROMBETA SOARÁ (T.de
Deus), e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Paulo inicia esse verso, falando da Trombeta de Deus (a do momento
do...)
”...NUM
MOMENTO, num abrir e fechar de olhos...”
Sabiamente ele deixou no meio da sua mensagem,
a última trombeta - a do anjo, A DO
TEMPO DO arrebatamento... ”...ANTE A ÚLTIMA TROMBETA...”
E concluiu sua pregação, com a mesma trombeta do início: A Trombeta de
Deus - do momento do arrebatamento.
”...porque A TROMBETA SOARÁ, e os mortos ressuscitarão
incorruptíveis, e nós seremos transformados”.
Sem o conhecer esta revelação, as três teologias focam suas pregações apenas “no momento” do arrebatamento, desprezando
a sequência do mesmo verso que define: “O MOMENTO DO ARREBATAMENTO” é dependente
primeiro do toque “DA SÉTIMA E ÚLTIMA TROMBETA” - A DO TEMPO DO ARREBATAMENTO. ”...ANTE A
ÚLTIMA TROMBETA...”
Ao dizer acima
que O TEMPO do arrebatamento será “ANTE A ÚLTIMA
TROMBETA”, o apóstolo Paulo deixa claro, que “O MOMENTO” do arrebatamento,
não acontecerá no toque dessa “última trombeta”, mas “NO TEMPO DELA,” (em consequência, nos dias dela); o mesmo que
disse também, o apóstolo João.
“Mas NOS DIAS DA VOZ DO SÉTIMO ANJO, QUANDO TOCAR A SUA
TROMBETA, se cumprirá o segredo de Deus,
como anunciou aos profetas seus servos.” Apoc. 10:7
O testemunho do Senhor
é fiel e dá sabedoria aos simples (Sal. 19:7b).
Desde o passado, Deus tem mostrado através de seus testemunhos, que
haverá sim, diferença de tempo entre a vinda de seu Filho (a 3ª), para exercer
seus Juízos; da outra vinda (a 4ª), exclusiva para o arrebatamento da Igreja.
Entre a vinda do Dilúvio (Figura da 3ª vinda de Jesus), e o descanso da
arca nos montes de Ararate (figura da 4ª vinda – a do arrebatamento), houve uma
diferença cronológica de cinco meses.
Mat. 24:
37 “E, como foi nos dias de Noé, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM”.
Entre a chegada de Moisés (Figura da 3ª vinda de Jesus), e a entrada
dos Hebreus na terra prometida (figura da 4ª vinda – a do arrebatamento), houve
uma diferença de tempo de 40 anos.
Nota:
Não estamos afirmando aqui, que haverá cinco meses ou 40 anos de diferença
entre a 3ª vinda de Jesus e sua 4ª vinda para o arrebatamento. Oque afirmamos
em todo o nosso estudo, é que com certeza haverá diferença de tempo e de modo,
entre essa 3ª vinda e outra (a 4ª).
A prova clara que além dessa vinda, haverá uma “OUTRA VINDA”, está
em que, o próprio Senhor, ensinou em Lucas que: Depois da aflição
daqueles dias (Luc. 21:25 a 27), depois de sua vinda (a 3ª), Jesus nem mencionou nela, nenhum arrebatamento ainda da Igreja...
Luc.
21:
27, “E então verão vir o Filho do
homem numa nuvem, com poder e grande glória”.
...Pelo contrário, no verso a seguir Ele mandou a Igreja levantar
as suas cabeças, e esperar UMA PRÓXIMA
VINDA - a do arrebatamento (1Tes.4:16-17).
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer (também a sua 3ª Vinda), olhai para cima e levantai as vossas cabeças, PORQUE A VOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA”.
(28)
Nota: A próxima 3ª vinda do Senhor, será a única vinda do céu Trono de Deus à terra; nessa, Jesus prometeu que somente "VIRIA OUTRA VEZ" (Joa. 14:2).
Porém, uma vez sobre as nuvens do nosso céu atmosférico, haverão ainda mais duas manifestações do Senhor, a partir do nosso céu, também chamadas de vindas:
A sua a 4ª vinda para o arrebatamento, quando "descerá do nosso céu", nas nuvens nos ares (1Tes. 4:16-17).
E a sua a 5ª vinda, ou descida da Jerusalém Celestial, já estabelecida no nosso céu em Sião, até a região da Jerusalém terrena em Megido para a Batalha final do Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).
Os profetas Amós e Paulo, pregaram as vindas do Senhor, de maneiras antagônicas: Amós pregou que não era para desejar a sua vinda.
Amós 5:
18 “Ai
daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor?
Será de trevas e não de luz”.
Já Paulo,
pregou que é para amar a sua vinda.
2 Tim. 4:
8 “Desde agora, a coroa da justiça me está
guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a
mim, mas também A TODOS OS QUE AMAREM A SUA VINDA”.
Para quem não conhece ainda a revelação deste mistério, pode imaginar erroneamente que os dois estão se contradizendo ao pregar uma mesma vinda. Porém,
como foram usados pelo mesmo Espírito, ambos mostraram que não se referiram a
uma, MAS A DUAS VINDAS DISTINTAS:
Amós,
disse para não desejarmos a vinda (a 3ª) a do momento da ira. Já Paulo diz para a Igreja amar a vinda, que será (a 4ª), A DO MOMENTO DO
ARREBATAMENTO, conforme temos dito aqui.Também, João
o apóstolo amado, exortou severamente os cristãos dos últimos dias, para
estarem em comunhão com o Senhor, afim de não serem confundidos, esperando um
arrebatamento nessa vinda para a ira (a 3ª).
1 João 2
28
“E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se
manifestar, tenhamos confiança, E NÃO
SEJAMOS CONFUNDIDOS POR ELE NA SUA VINDA”.
Num
primeiro momento, quando ouvimos a revelação desse mistério, fica difícil
aceitar a realidade profética, uma vez que há muito tempo, fomos ensinados
errados pelos nossos mestres das escolas bíblicas dominicais, os quais
ensinaram a vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja, sem o conhecimento
desses dois segredos. Porém, eles fazem
parte do grande mistério do Senhor, há ser revelado nos últimos dias, para a
glória do seu povo!
Conclusão:
Através dessas duas revelações, vemos claramente, a altissonante
sabedoria de Deus, dando um nó nos grandes Doutores das teologias, Pré, Meso e
Pós-tribulacionistas; os quais pensavam que conheciam as profecias. Porém, a
exemplo dos rabinos Judeus do passado, os tais também, tropeçam na Pedra de
tropeço.
“Porque está escrito: Destruirei a sabedoria
dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. 1Cor.1:19
Jaime e Júlio.
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