OS DOIS SEGREDOS DO ARREBATAMENTO

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

Efésios 5:
“31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32  GRANDE É ESTE MISTÉRIO; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Embora seja grande este mistério, o Senhor Jesus Cristo garantiu à Igreja (espiritual) dos fins dos dias, a revelação dele, o qual estava oculto em todos os tempos e em todas as gerações.
“Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido”. Lucas 12:2

Essa revelação, não tem a pretensão de ser pejorativa a nenhuma escola teológica, porém é impossível manifestar a luz da verdade, sem ferir os que se encontram nas trevas do engano (Jer. 17:9).
Há mais de 500 anos, que as três principais teologias cristãs do arrebatamento, debatem escatologia entre si, sem chegar a lugar algum, não enxergando até hoje OS DOIS  SEGREDOS DO ARREBATAMENTO.

O PRIMEIRO SEGREDO 
O ARREBATAMENTO NÃO ACONTECERÁ NA PRÓXIMA VINDA DE JESUS (a 3ª).

As teologias Meso e Pós-tribulacionistas, tem agregado a próxima vinda de Jesus (a 3ª), ao momento do arrebatamento da Igreja, baseados numa interpretação superficial e pelas metades em apenas quatro versículos divorciados do contexto de “tempo e modo”: Três versos de Mateus, e um de 1Cor. 15:52.

Mat. 24:
29  E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30  Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

O VERSO 29:
-Os abalos cósmicos anunciados nesse verso (29) fazem parte dos sinais que antecederão o dia da Vinda do Senhor, e não a eminência do "MOMENTO DA VINDA; pois, tais acontecimentos demandarão antes, um espaço maior de “tempo”:
a).Tempo Primeiro para o sol e a lua escurecerem.
b).Tempo para as estrelas caírem do firmamento.
c).Tempo para as potências dos céus, serem abaladas.

O VERSO 30:
-O verso (30) de Mateus 24, é o único que se encontra corretamente em concordância com a eminência, “O MOMENTO” DA VINDA DO SENHOR", porém, aqui está o primeiro segredo do arrebatamento, não enxergado até hoje pelas três Teologias do arrebatamento: As Escrituras não falam somente de um momento e de uma próxima vinda do Senhor, mas de “DOIS MOMENTOS” e de “DUAS VINDAS” do Senhor; ou seja: 
Do “MOMENTO” da próxima vinda agora (a 3ª), e do “MOMENTO” da OUTRA VINDA (a 4ª) A DO ARREBATAMENTO. Confira as Escrituras comigo:

a).“O PRIMEIRO MOMENTO” DA VINDA DO SENHOR (a 3ª):
Essa próxima vinda de Jesus (a 3ª) objetiva não o arrebatamento da Igreja, mas A COLHEITA PRIMEIRO DO JOIO na Ira do Cordeiro, através das seis trombetas das pragas (Apoc. 6:12 a 17 e o cap. 8)
Mat. 13:
30a.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa (a 3ª vinda de Jesus); e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: COLHEI PRIMEIRO O JOIO (o primeiro momento), e atai-o em molhos para o queimar...

As Escrituras mostram há mais de 2.000 anos, a diferença do momento da 3ª vinda do Senhor, para o outro momento da 4ª vinda - a do arrebatamento, não enxergada a té hoje pelas três teologias.

a).“O MOMENTO” DA 3ª VINDA: 
A surpresa primeiro para os joios, pela ocasião de sua colheita, conforme disse Paulo:

1 Tes. 5:3
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então LHES SOBREVIRÁ REPENTINA DESTRUIÇÃO como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

b). “O MOMENTO DA OUTRA VINDA DO SENHOR (a 4ª):
A 4ª Vinda de Jesus, a parte (b) do mesmo verso de Mateus 13:30 mais adiante, anuncia o segundo momento, não antes, e nem no meio da Grande Tribulação, como querem os pré e os meso-tribulacionistas, e nem no final da G.T. como ensinam também erroneamente os pós-tribulacionistas; mas antes do final da Grande Tribulação; mais especificamente entre o tempo da Sétima e última trombeta (Apoc. 11:15 e 18), e antes das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15).

”...mas, O TRIGOAJUNTAI-O (o segundo momento) NO MEU CELEIRO”. Mat. 13:30b.

Portanto, depois das seis trombetas das pragas e a colheita do joio, acontecerá A COLHEITA DO TRIGO (ressurreição/arrebatamento Apoc. 14:14 a 16) no tempo dos mortos justos.  

REFUTAÇÃO DOS TEÓLOGOS PRÉ-TRIBULACIONISTAS
“Uma vez que é impossível saber exatamente quando ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de determinado período de tempo antes que tal evento iminente ocorra”.

Os Pré, sem conhecer os dois segredos do arrebatamento, confundem “ EMINÊNCIA – O MOMENTO DO ARREBATAMENTO”, com os acontecimentos tribulacionais do “TEMPO - DIAS DO ARREBATAMENTO” (Apoc. 10:7), os quais, até aqueles dias A IGREJA SABERÁ, pois conhece a sua hora (Joa. 16:21).
“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer (os dias do arrebatamento), olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque A VOSSA REDENÇÃO (o momento do arrebatamento) está próxima”. Luc. 21:28

Porém, depois dos dias da voz do Sétimo anjo, conforme disse Jesus, ninguém saberá nem O DIA, NEM A HORA (Mat. 24:36); e dentro dessa hora, nem O MOMENTO DO ARREBATAMENTO.

Os vários versos, que mostram claramente os dois momentos distintos das duas vindas do Senhor, que as teologias Pré, Meso e Pós-tribulacionistas, confundem com a próxima Vinda do Senhor, como sendo o momento do arrebatamento:

Mat. 13:
39  O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
40  Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41  Mandará o Filho do homem os seus anjos, E ELES COLHERÃO (o primeiro momento) DO SEU REINO TUDO O QUE CAUSA ESCÂNDALO, E OS QUE COMETEM INIQÜIDADE.
42  E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
43  Então os justos RESPLANDECERÃO COMO O SOL (o segundo momento), no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Mateus 13:
49  Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, E SEPARARÃO os maus (o primeiro momento) de entre os justos”.

Mat. 24:
37  E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38  Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39  E NÃO O PERCEBERAM (o primeiro momento), até que veio o dilúvio, e os levou a todos (joios), assim será também a vinda do Filho do homem.
40  Então, estando dois no campo, SERÁ LEVADO UM (no primeiro momento, o joio), e DEIXADO O OUTRO (num segundo momento, o trigo);
41  Estando duas moendo no moinho, SERÁ LEVADA UMA (1º), E DEIXADA OUTRA (2º).

As teologias Pré e Meso, em seu desconhecimento das profecias, por séculos tem invertido a ordem desses versos e por consequência também a ordem do arrebatamento, criando uma falsa expectativa de que, no momento da próxima Vinda do Senhor (3ª), a Igreja é quem será levada primeiro, e o joio deixado pra trás. Porém, as Escrituras mostradas acima são claras: Quem será colhido “PRIMEIRO, na próxima vinda do Senhor, será O JOIO”.

O VERSO 31:
Voltando agora para Mateus 24:30 e o 31, de carona nesse erro grave de interpretação, as teologias (Pré, Meso e Pós-tribulacionistas, agregam erroneamente o verso 30 ao 31, como se ambos fizessem parte da "EMINÊNCIA, DO MOMENTO”da vinda de Jesus e do arrebatamento da Igreja; quando isso não é  verdade, pois em profecia um verso na sequência de outro, nem sempre ambos fazem parte do momento de um mesmo fato profético.
Além de que, nesse caso, claramente as Escrituras mostram em seu contexto profético, duas vindas e dois momentos distintos.

As diferenças de sinais entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda
-No limiar da próxima vinda de Jesus (a 3ª), para o dia da sua Ira (Mat. 24:30 e Apoc. 6:12-14), acontecerão cinco sinais:
1-Um grande terremoto.
2-O sol se tornará em trevas.
3-A lua em sangue.
4-As estrelas cairão do céu.
5-As potências dos céus serão abaladas.

-Antes da 4ª vinda de Jesus p/ o arrebatamento, acontecerão três sinais:
1-O toque da Sétima trombeta - o anúncio da tomada dos reinos desse mundo (Apoc. 11:15).
2-A colheita das primícias – os 144.000 israelitas assinalados (Apoc. 14:1 a 5 – 1Cor. 15:23).
3-A pregação do Evangelho Eterno, por três anjos (Apoc. 14:6 a 12).

As diferenças de objetivos entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda:
Na sua 3ª vinda, Jesus vem para assinalar os 144 mil,  converter o remanescente israelita (Zac. 12:10), e exercer o Juízo na Ira do Cordeiro sobre os ímpios - joios (Apoc. Cap. 7 - 6:15 a 17).

Isaías 66
16  “Porque com fogo e com a sua espada ENTRARÁ O SENHOR EM JUÍZO COM TODA A CARNE; e os mortos do Senhor serão multiplicados”.

Já na sua 4ª vinda, o Senhor não executará nenhuma das três tarefas acima, mas virá exclusivamente para arrebatar, tanto os israelitas quanto os gentios salvos (1Tes. 4:15 a 17).
"Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados". Heb. 11:40

 As diferenças de tempo entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda:
Embora o momento da 3ª vinda (como relâmpago. Mat. 24:27), e o momento da 4ª vinda (num abrir e fechar de olhos. 1Cor. 15:52a), estejam ambos dentro da mesma fração de segundos, eles não ocorrerão num mesmo dia; pois entre a 3ª e a 4ª vinda, João, revela duas contagens literais de tempos, há ser cumpridas antes ainda do Arrebatamento da Igreja:
-O tempo de 5 meses da quinta trombeta (Apoc. 9).
-E o tempo de 1.260 dias das duas testemunhas (Apoc. 11:3).
-Sem contar ainda, os tempos das demais pragas das cinco trombetas, bem como o tempo das vozes dos sete trovões (Apoc. 10:4), que não foram revelados.

As diferenças de modo, entre o momento da 3ª e o momento da 4ª vinda:
a). Na 3ª vinda, Jesus não tocará a Trombeta de Deus.
Já na sua 4ª vinda, Ele virá com voz de Arcanjo e com a Trombeta de Deus.

b). Na 3ª vinda, Jesus virá com seus anjos do céu (Trono de Deus), até “sobre as nuvens no nosso céu” (Mat. 24:30), assentado no seu Trono de Glória (Apoc. 6:16).
Já na sua 4ª vinda, Jesus “descerá do nosso céu”(sem seu trono) nas nuvens e nos ares, e enviará seus anjos para arrebatar a Igreja (Mat. 24:31).

1Tes. 4:
16  Porque o mesmo Senhor DESCERÁ DO CÉU com alarido, e com voz de arcanjo, E COM A TROMBETA DE DEUS; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

O SEGUNDO SEGREDO 

EM 1Cor. 15:52 PAULO PREGOU NÃO UMA, MAS DUAS TROMBETAS: 
A DO TEMPO E A DO MOMENTO DO ARREBATAMENTO


Essas três teologias também, interpretam juntas o verso de 1Cor. 15:5, a grosso modo e pelas metades, imaginando que Paulo faz referência há apenas uma trombeta (a última), quando na verdade, ele faz referência A DUAS TROMBETAS; pois estava pregando um mistério (1Cor. 15:51), o qual, prudentemente ele compôs de forma enigmática, para ser discernida pelos espirituais.

1Cor. 15:
52  NUM MOMENTO (T.de Deus), num abrir e fechar de olhos, ANTE A ÚLTIMA TROMBETA (T.do anjo); PORQUE A TROMBETA SOARÁ (T.de Deus), e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Paulo inicia esse verso, falando da Trombeta de Deus (a do momento do...) 
”...NUM MOMENTO, num abrir e fechar de olhos...”  
Sabiamente ele deixou no meio da sua mensagem, a última trombeta - a do anjo, A DO TEMPO DO arrebatamento... ”...ANTE A ÚLTIMA TROMBETA...”
E concluiu sua pregação, com a mesma trombeta do início: A Trombeta de Deus - do momento do arrebatamento. 

”...porque A TROMBETA SOARÁ, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.

Sem o conhecer esta revelação, as três teologias focam suas pregações apenas “no momento” do arrebatamento, desprezando a sequência do mesmo verso que define: “O MOMENTO DO ARREBATAMENTO” é dependente primeiro do toque “DA SÉTIMA E ÚLTIMA TROMBETA” - A DO TEMPO DO ARREBATAMENTO. ”...ANTE A ÚLTIMA TROMBETA...”

Ao dizer acima que O TEMPO do arrebatamento será ANTE A ÚLTIMA TROMBETA”, o apóstolo Paulo deixa claro, que “O MOMENTO” do arrebatamento, não acontecerá no toque dessa “última trombeta”, mas “NO TEMPO DELA,” (em consequência, nos dias dela); o mesmo que disse também, o apóstolo João.
“Mas NOS DIAS DA VOZ DO SÉTIMO ANJO, QUANDO TOCAR A SUA TROMBETA, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas seus servos.” Apoc. 10:7

O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples (Sal. 19:7b).
Desde o passado, Deus tem mostrado através de seus testemunhos, que haverá sim, diferença de tempo entre a vinda de seu Filho (a 3ª), para exercer seus Juízos; da outra vinda (a 4ª), exclusiva para o arrebatamento da Igreja.


Entre a vinda do Dilúvio (Figura da 3ª vinda de Jesus), e o descanso da arca nos montes de Ararate (figura da 4ª vinda – a do arrebatamento), houve uma diferença cronológica de cinco meses.

Mat. 24:
37 “E, como foi nos dias de Noé, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM”.



Entre a chegada de Moisés (Figura da 3ª vinda de Jesus), e a entrada dos Hebreus na terra prometida (figura da 4ª vinda – a do arrebatamento), houve uma diferença de tempo de 40 anos.

Nota: Não estamos afirmando aqui, que haverá cinco meses ou 40 anos de diferença entre a 3ª vinda de Jesus e sua 4ª vinda para o arrebatamento. Oque afirmamos em todo o nosso estudo, é que com certeza haverá diferença de tempo e de modo, entre essa 3ª vinda e outra (a 4ª).

A prova clara que além dessa vinda, haverá uma “OUTRA VINDA”, está em que, o próprio Senhor, ensinou em Lucas que: Depois da aflição daqueles dias (Luc. 21:25 a 27), depois de sua vinda (a 3ª), Jesus nem mencionou nela, nenhum arrebatamento ainda da Igreja...
Luc. 21:
27, “E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória”.

...Pelo contrário, no verso a seguir Ele mandou a Igreja levantar as suas cabeças, e esperar UMA PRÓXIMA VINDA - a do arrebatamento (1Tes.4:16-17).

Ora, quando estas coisas começarem a acontecer (também a sua 3ª Vinda), olhai para cima e levantai as vossas cabeças, PORQUE A VOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA”. (28)

Nota: A próxima 3ª vinda do Senhor, será a única vinda do céu Trono de Deus à terra; nessa, Jesus prometeu que somente "VIRIA OUTRA VEZ" (Joa. 14:2). 
Porém, uma vez sobre as nuvens do nosso céu atmosférico, haverão ainda mais duas manifestações do Senhor, a partir do nosso céu, também chamadas de vindas: 
A sua a 4ª vinda para o arrebatamento, quando "descerá do nosso céu", nas nuvens nos ares (1Tes. 4:16-17).
E a sua a 5ª vinda, ou descida da Jerusalém Celestial, já estabelecida no nosso céu em Sião, até a região da Jerusalém terrena em Megido para a Batalha final do Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).
  
Os profetas Amós e Paulo, pregaram as vindas do Senhor, de maneiras antagônicas: Amós pregou que não era para desejar a sua vinda.

Amós 5:
18  “Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz”.

Já Paulo, pregou que é para amar a sua vinda.
2 Tim. 4:
8  “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também A TODOS OS QUE AMAREM A SUA VINDA”.

Para quem não conhece ainda a revelação deste mistério, pode imaginar erroneamente que os dois estão se contradizendo ao pregar uma mesma vinda. Porém, como foram usados pelo mesmo Espírito, ambos mostraram que não se referiram a uma, MAS A DUAS VINDAS DISTINTAS:
Amós, disse  para não desejarmos a vinda (a 3ª) a do momento da ira. Já Paulo diz para a Igreja amar a vinda, que será (a 4ª), A DO MOMENTO DO ARREBATAMENTO, conforme temos dito aqui.

Também, João o apóstolo amado, exortou severamente os cristãos dos últimos dias, para estarem em comunhão com o Senhor, afim de não serem confundidos, esperando um arrebatamento nessa vinda para a ira (a 3ª).
1 João 2
28  “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, E NÃO SEJAMOS CONFUNDIDOS POR ELE NA SUA VINDA”.

Num primeiro momento, quando ouvimos a revelação desse mistério, fica difícil aceitar a realidade profética, uma vez que há muito tempo, fomos ensinados errados pelos nossos mestres das escolas bíblicas dominicais, os quais ensinaram a vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja, sem o conhecimento desses dois segredos. Porém, eles fazem parte do grande mistério do Senhor, há ser revelado nos últimos dias, para a glória do seu povo!

Conclusão:
Através dessas duas revelações, vemos claramente, a altissonante sabedoria de Deus, dando um nó nos grandes Doutores das teologias, Pré, Meso e Pós-tribulacionistas; os quais pensavam que conheciam as profecias. Porém, a exemplo dos rabinos Judeus do passado, os tais também, tropeçam na Pedra de tropeço.

“Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. 1Cor.1:19

Jaime e Júlio.

Artigo gratuito para a edificação da Igreja de Cristo – proibido sua cópia para uso comercial. E-mail: Jaime .ap@hotmail.com. Copyright © 2010 por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach – Todos os direitos reservados.

Ao fazer seu comentário favor se identificar; comentários anónimos serão deletados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário