O DIA DO SENHOR



Deus te abençoe em graça e em conhecimento!

Embora haja nas Escrituras várias definições sobre o "Dia do Senhor", tais como: 
O primeiro dia da semana, o da ressurreição de Cristo, e o "Dia aceitável do Senhor", que diz respeito há + de 2.000 de salvação para as nações  (2Cor. 6:2), através do derramamento do Espírito da Graça, do Pentecostes até ao Fechamento da Porta da Graça (Luc. 13:25); todavia, "o Dia do Senhor" discorrido por nós aqui, é referente "ao Dia do Juízo de Deus", sobre toda a carne da última geração.

As teologias Pré, Meso e Pós-tribulacionistas, sem a revelação profética dos últimos dias, tem feito deste tema, uma verdadeira salada. O segredo, consiste exatamente em entender que as Escrituras chamam de “O Dia do Senhor”, ou “O Grande Dia do Senhor”.

-O DIA DO SENHOR NO A.T.:
No antigo testamento, este dia aconteceu de forma prefigurativa sobre todo o mundo pecador no evento profético do Dilúvio: Os juízos de Deus através das águas, ocorreu de forma “coletiva” (menos para Noé e sua família).

Já “o Dia do Senhor” no Egito, Deus guardou os Hebreus, mas, manifestou seus juízos sobre o povo egípcio, através das “dez pragas” (Exo 7:19 e 12:29).

Mais à diante, o povo de Deus (Israel), pecou contra a lei da primeira aliança, e atraiu maldição para si, pregada antes, por Moisés (Deut. 28:15 a 68), e por consequência, Deus os visitou no seu Dia, através da “Espada do Senhor”.

“Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.”Lev. 26:25.

Nota: É importante lembrar que "o Dia do Senhor - ou dia do Juízo",  jamais aconteceu antes da "PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS", advertindo em tempo aceitável, os pecadores e ímpios ao arrependimento de seus pecados.

Este dia (tempos) do juízo do Senhor, foi denominado no A.T. de “O DIA DA VISITAÇÃO”, ou "o dia de acerto de contas". A história bíblica, testifica que o juízo de Deus, alcançou toda a geração rebelde dos hebreus, do Sinai à terra prometida. Toda aquela geração, foram perecendo no deserto (menos Josué, Calebe e a nova geração nascida no deserto), num espaço de tempo de 40 anos (Heb. 3:9 a 11).

“Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado”. Êxo. 32:34.

Séculos mais tarde, os profetas direcionaram esse Dia, para a última geração da semente Adâmica: Israel e gentios (da fé) e o mundo, denominando-o de: O Dia do Senhor.

-O DIA DO SENHOR NO N.T. PARA A IGREJA, ISRAEL E O MUNDO:
Este dia, começa ainda antes da vinda de Jesus, trazendo de forma semelhante “A ESPADA DO JUÍZO” sobre a sua casa (1Pe. 4:17) em razão dos pecados ocultos, não somente da maioria dos cristãos de fachada, mas principalmente das lideranças das Igrejas evang/cristãs; as quais usam a palavra arrependimento, somente do púlpito pra frente, desprezando a exortação que de igual forma lhes adverte:

“Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus”. Rom. 2:5.

João, no 2º Selo do Apocalipse,  viu o cavaleiro do cavalo vermelho,  recebendo uma grande “espada do Senhor”, com o objetivo de tirar a paz da terra.

“E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matasse uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada”. Apoc. 6:4.

Espada essa, que inicialmente virá sobre Israel, o pivô da 3ª guerra mundial.

 ”Porque, eis que na cidade que se chama pelo meu nome começo a castigar; e ficareis vós totalmente impunes? Não ficareis impunes, porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos Exércitos”. Jer. 25:29.

O princípio de dores da Grande Tribulação (Mat. 24:7-8, 10) sobre Israel, alcançará também todos os moradores da terra. 

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso. Jer. 9:25. 

Segundo o profeta Zacarias, nesta grande guerra mundial, morrerão 2/3 da população mundial.

 “E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela”. Zac. 13:8.

-A DURAÇÃO DO DIA DO SENHOR:
O Dia do Senhor, não se refere há um dia de 24 h. e nem ao momento da vinda de Jesus, mas há um longo período de manifestações dos Juízos de Deus na terra, contra toda a carne.
Mat. 24:
21 “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver.
22 E se aqueles dias não fossem abreviados (cerca de 21 anos) nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.

Este Dia, como já dissemos, iniciará a partir do princípio de dores da G.T. continuará no período da 1ª Besta, com a perseguição sobre a Igreja, e se agravará mais ainda, sobre Israel no cerco da Jerusalém, feito pelo Anticristo e seus demônios, seguidos de todas as nações da terra (a angústia de Jacó).

“Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória”.
Isa. 10:3

"EIS que vem o dia do Senhor, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. 
Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade". Zac:1-2 (ver Mateus 24:15 a 26).

Luc. 21:
"Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas (olha aqui a vingança da espada do Senhor)
Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo.
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”. Luc. 21:20;2;22;23; e 24.

Nesse tempo, o Senhor não terá vindo ainda em sua 3ª vinda, porém a Escritura já o chama de: “O DIA DO SENHOR”.

-O GRANDE DIA DO SENHOR SOBRE OS ÍMPIOS:
Alguns profetas escreveram sobre o dia da vinda de Jesus, denominando-o de “O GRANDE DIA DO SENHOR” (Isa. 13:6 a 11 - 1Tes 5:2-3 – 2 Tes. 1:8 - Apoc. 6:12 a 17); porque, além dos abalos cósmicos, terremotos, alaridos e da vinda gloriosa do Senhor com seus santos anjos, esse dia será específico de terror contra a cabeça dos ímpios, quando finalmente, após a Batalha do Armagedom, a Besta e o falso profeta, serão lançados no Lago de fogo, e o Dragão - Satanás preso no abismo (Apoc. 19:11 a 21).

 “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”. Joel 2:31.

 “O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor:  amargamente clamará ali o homem poderoso”. Sof. 1:14.

-ALGUNS NOMES BÍBLICOS DO DIA DO SENHOR:
-A assolação dos ímpios (Pv. 3:25).
-O dia da vingança do nosso Deus (Is. 61:2).
-O dia do Senhor dos Exércitos (Is. 2:12).
-O dia do Senhor (Is. 13:6).
-O dilúvio do açoite. (Is. 28:18).
-O grande dia do Senhor (Jl. 2:31 - Sf. 1:14).
-O dia da ira e manifestação dos juízos de Deus (Rom. 2:5).
-A Ira do Cordeiro ( Apoc. 6:16)
-Grande tribulação (Apoc. 7:14).
-O grande dia da sua ira (Ap. 6:17).

Embora algumas Teologias queiram diferenciar “o Dia do Senhor” do “grande Dia do Senhor”, em razão de serem nomes, tempos, e objetivos diferentes; Entretanto, no tocante ao Dia do Juízo de Deus, sobre a última geração da carne Adâmica, “o grande dia do Senhor” está situado dentro do “Dia do Senhor”; ou seja: O Dia do Senhor, principiará os juízos de Deus; ao passo que "O Grande Dia do Senhor, será o final dos juízos de Deus, sobre toda a carne Adâmica (na Batalha do Armagedom).

“Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam”. Mat. 24:34

Isa. 13:
6  Clamai, pois, o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7  Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará.
8  E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes.
9  Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.
10  Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
11  E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.
12  Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.
13  Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.

Nota: É comum a maioria teológica, confundirem o Juízo “do Dia do Senhor”, feito (sem a presença de Trono) através de seus “quatro maus juízos: a espada, a fome, as nocivas alimárias, e a peste (Eze. 14:21), que trará a morte para toda “A CARNE PECADORA”;  com o juízo do Tribunal de Cristo, no último dia (em presença do Trono do Cordeiro), para todas “AS ALMAS” – joio e Trigo (Mat. 25:31 a 46 – Joa. 12:48).
    Já a teologia Adventista, confunde o Tribunal de Cristo, cujo Juiz será o Senhor Jesus, antes do Milênio; com o Juízo final – Trono Branco, cujo Juiz será Deus, depois do Milênio (Apoc. 20:11).

Conclusão:
    Salomão e o apóstolo Pedro, deixaram um conforto aos cristãos, principalmente os que pertencerá a última geração da Igreja, aos que tem branqueados suas vestes no Sangue do Cordeiro, esperando a visitação "repentina" do Dia do Senhor!

Não temas o pavor repentino (o dia do Senhor) nem a assolação dos ímpios quando vier (o grande dia do Senhor).
Porque o Senhor será  a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos”. Prov. 3:25-26.

"Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus NO DIA DA VISITAÇÃO, pelas boas obras que em vós observem". 1Pedro 2:12.


Jaime e Júlio.

Ao fazer seu comentário favor se identificar; comentários anónimos serão deletados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário