Deus te abençoe em graça e em
conhecimento!
Embora haja nas
Escrituras várias definições sobre o "Dia do Senhor", tais como:
O primeiro dia da semana, o da
ressurreição de Cristo, e o "Dia aceitável do Senhor", que diz
respeito há + de 2.000 de salvação para as nações (2Cor. 6:2), através do
derramamento do Espírito da Graça, do Pentecostes até ao Fechamento da Porta da
Graça (Luc. 13:25); todavia, "o Dia do Senhor" discorrido
por nós aqui, é referente "ao Dia do Juízo de Deus", sobre toda a
carne da última geração.
As teologias Pré, Meso
e Pós-tribulacionistas, sem a revelação profética dos últimos dias, tem feito
deste tema, uma verdadeira salada. O segredo, consiste exatamente em entender
que as Escrituras chamam de “O Dia do Senhor”, ou “O Grande Dia do Senhor”.
-O DIA DO SENHOR NO A.T.:
No
antigo testamento, este dia aconteceu de forma prefigurativa sobre todo o mundo pecador
no evento profético do Dilúvio: Os juízos de Deus através das águas, ocorreu de
forma “coletiva” (menos para Noé e sua família).
Já “o Dia do
Senhor” no Egito, Deus guardou os Hebreus, mas, manifestou seus juízos sobre o
povo egípcio, através das “dez pragas” (Exo 7:19 e 12:29).
Mais à diante, o povo
de Deus (Israel), pecou contra a lei da primeira aliança, e atraiu maldição
para si, pregada antes, por Moisés (Deut. 28:15 a 68), e por consequência, Deus
os visitou no seu Dia, através da “Espada do Senhor”.
“Porque trarei sobre vós a espada, que executará
a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então
enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.” Lev.
26:25.
Nota: É importante
lembrar que "o Dia do Senhor - ou dia do Juízo", jamais
aconteceu antes da "PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS", advertindo em tempo
aceitável, os pecadores e ímpios ao arrependimento de seus pecados.
Este dia (tempos) do
juízo do Senhor, foi denominado no A.T. de “O DIA DA VISITAÇÃO”, ou "o dia
de acerto de contas". A história bíblica, testifica que o juízo de
Deus, alcançou toda a geração rebelde dos hebreus, do Sinai à terra prometida.
Toda aquela geração, foram perecendo no deserto (menos Josué, Calebe e a nova
geração nascida no deserto), num espaço de tempo de 40 anos (Heb. 3:9 a 11).
“Vai,
pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá
adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei
neles o seu pecado”. Êxo.
32:34.
Séculos mais tarde, os
profetas direcionaram esse Dia, para a última geração da semente Adâmica:
Israel e gentios (da fé) e o mundo, denominando-o de: O Dia do Senhor.
-O DIA DO SENHOR NO N.T. PARA A
IGREJA, ISRAEL E O MUNDO:
Este dia, começa ainda
antes da vinda de Jesus, trazendo de forma semelhante “A ESPADA DO JUÍZO” sobre
a sua casa (1Pe. 4:17) em razão dos pecados ocultos, não somente da maioria dos
cristãos de fachada, mas principalmente das lideranças das Igrejas
evang/cristãs; as quais usam a palavra arrependimento, somente do púlpito pra
frente, desprezando a exortação que de igual forma lhes adverte:
“Mas,
segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no
dia da ira e da manifestação do juízo de Deus”. Rom.
2:5.
João, no 2º Selo do
Apocalipse, viu o cavaleiro do cavalo vermelho, recebendo uma
grande “espada do Senhor”, com o objetivo de tirar a paz da terra.
“E saiu
outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse
a paz da terra, e que se matasse uns aos outros; e foi-lhe dada uma
grande espada”. Apoc.
6:4.
Espada essa, que inicialmente virá
sobre Israel, o pivô da 3ª guerra mundial.
”Porque,
eis que na cidade que se chama pelo meu nome começo a castigar;
e ficareis vós totalmente impunes? Não ficareis impunes, porque eu
chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos
Exércitos”. Jer.
25:29.
O princípio de dores
da Grande Tribulação (Mat. 24:7-8, 10) sobre Israel, alcançará também todos os
moradores da terra.
“Eis que
vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com
o incircunciso”. Jer. 9:25.
Segundo o profeta
Zacarias, nesta grande guerra mundial, morrerão 2/3 da população mundial.
“E
acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela
serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela”. Zac.
13:8.
-A DURAÇÃO DO DIA DO SENHOR:
O Dia do Senhor, não se refere há um
dia de 24 h. e nem ao momento da vinda de Jesus, mas há um longo período de
manifestações dos Juízos de Deus na terra, contra toda a carne.
Mat. 24:
21 “Porque
haverá então grande aflição, como nunca houve desde o
princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver.
22 E se
aqueles dias não fossem abreviados (cerca de 21 anos) nenhuma carne se
salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.
Este Dia, como já
dissemos, iniciará a partir do princípio de dores da G.T. continuará no período
da 1ª Besta, com a perseguição sobre a Igreja, e se agravará mais ainda, sobre
Israel no cerco da Jerusalém, feito pelo Anticristo e seus demônios, seguidos
de todas as nações da terra (a angústia de Jacó).
“Mas que
fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de
longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa
glória”.
"EIS que vem o dia do Senhor, em que teus despojos se
repartirão no meio de ti.
Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade
será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da
cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da
cidade". Zac:1-2 (ver Mateus 24:15 a 26).
Luc. 21:
"Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a
sua desolação.
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no
meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
Porque
dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que
estão escritas (olha aqui a vingança da espada do Senhor)
Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande
aperto na terra, e ira sobre este povo.
E
cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e
Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se
completem”. Luc. 21:20;2;22;23; e 24.
Nesse tempo, o Senhor não
terá vindo ainda em sua 3ª vinda, porém a Escritura já o chama de: “O DIA DO
SENHOR”.
-O GRANDE DIA DO
SENHOR SOBRE OS ÍMPIOS:
Alguns profetas escreveram sobre o dia da vinda de Jesus, denominando-o de “O GRANDE DIA DO SENHOR” (Isa. 13:6 a 11 - 1Tes 5:2-3 – 2 Tes. 1:8 - Apoc. 6:12 a 17); porque, além dos abalos cósmicos, terremotos, alaridos e da vinda gloriosa do Senhor com seus santos anjos, esse dia será específico de terror contra a cabeça dos ímpios, quando finalmente, após a Batalha do Armagedom, a Besta e o falso profeta, serão lançados no Lago de fogo, e o Dragão - Satanás preso no abismo (Apoc. 19:11 a 21).
“O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”. Joel 2:31.
“O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor: amargamente clamará ali o homem poderoso”. Sof. 1:14.
-ALGUNS NOMES BÍBLICOS DO DIA DO
SENHOR:
-A assolação dos ímpios (Pv. 3:25).
-O dia da vingança do nosso Deus
(Is. 61:2).
-O dia do Senhor dos Exércitos (Is.
2:12).
-O dia do Senhor (Is. 13:6).
-O dilúvio do açoite. (Is. 28:18).
-O grande dia do Senhor (Jl. 2:31 -
Sf. 1:14).
-O dia da ira e manifestação dos
juízos de Deus (Rom. 2:5).
-A Ira do Cordeiro ( Apoc. 6:16)
-Grande tribulação (Apoc. 7:14).
-O grande dia da sua ira (Ap. 6:17).
Embora algumas Teologias queiram diferenciar “o Dia do Senhor” do “grande
Dia do Senhor”, em razão de serem nomes, tempos, e objetivos diferentes; Entretanto, no tocante ao Dia do Juízo de Deus, sobre a última geração da carne
Adâmica, “o grande dia do Senhor” está situado dentro do “Dia
do Senhor”; ou seja: O Dia do Senhor, principiará os juízos de
Deus; ao passo que "O Grande Dia do Senhor, será o final dos juízos de
Deus, sobre toda a carne Adâmica (na Batalha do Armagedom).
“Em
verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas
coisas aconteçam”. Mat.
24:34
Isa. 13:
6
Clamai, pois, o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso
como assolação.
7
Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se
desanimará.
8 E
assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a
mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos
serão rostos flamejantes.
9
Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente,
para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.
10
Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se
escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
11 E
visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei
cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.
12
Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o
ouro fino de Ofir.
13
Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa
do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente
ira.
Nota: É
comum a maioria teológica, confundirem o Juízo “do Dia do Senhor”, feito (sem a
presença de Trono) através de seus “quatro maus juízos: a espada, a
fome, as nocivas alimárias, e a peste (Eze. 14:21), que trará a morte
para toda “A CARNE PECADORA”; com o juízo do Tribunal de Cristo, no
último dia (em presença do Trono do Cordeiro), para todas “AS ALMAS” – joio e
Trigo (Mat. 25:31 a 46 – Joa. 12:48).
Já a teologia
Adventista, confunde o Tribunal de Cristo, cujo Juiz será o Senhor Jesus, antes
do Milênio; com o Juízo final – Trono Branco, cujo Juiz será Deus, depois do
Milênio (Apoc. 20:11).
Conclusão:
Salomão e o apóstolo
Pedro, deixaram um conforto aos cristãos, principalmente os que pertencerá a
última geração da Igreja, aos que tem branqueados suas vestes no Sangue do
Cordeiro, esperando a visitação "repentina" do Dia do Senhor!
Não
temas o pavor repentino (o dia do Senhor) nem
a assolação dos ímpios quando vier (o grande dia do
Senhor).
Porque o
Senhor será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos”. Prov.
3:25-26.
"Tendo
o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de
vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus NO DIA DA VISITAÇÃO,
pelas boas obras que em vós observem". 1Pedro
2:12.
Jaime e Júlio.
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